planalto

Ildeu de Castro Moreira integra equipe de transição do Governo Lula

Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2017 e 2021 é um dos 12 integrantes do grupo técnico de Ciência & Tecnologia. 

 

O ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, é um dos 12 nomes que compõem o grupo técnico de Ciência & Tecnologia que auxiliará na transição do Governo Lula. O anúncio foi realizado pelo futuro vice-presidente, Geraldo Alckmin, na manhã desta quinta-feira (16/11).

Além de Moreira, também integram a lista dos especialistas o presidente de honra da SBPC e ex-ministro da CT&I, Sérgio Machado Rezende, e dois conselheiros da entidade: Ima Vieira, pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi; e Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que havia sido demitido do cargo durante o Governo Bolsonaro por divulgar dados de desmatamento da Amazônia.

Confira todos os nomes envolvidos no grupo técnico:

– Alexandre Navarro, vice-presidente da Fundação João Mangabeira;

– André Leandro Magalhães, mestre em engenharia aeronáutica, ex-presidente do Dataprev;

– Celso Pansera, ex-deputado federal e ex-ministro da CT&I;

– Ildeu de Castro Moreira, professor da UFRJ e ex-presidente da SBPC;

– Glaucius Oliva, professor titular do Instituto de Física da USP de São Carlos, ex-reitor da USP e ex-presidente do CNPq;

– Ima Vieira, doutora em Ecologia, pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi e conselheira da SBPC;

– Iraneide Soares da Silva, doutora em História e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição da UESPI;

– Leoni Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do Senai;

– Luis Manuel Rebelo Fernandes, professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-RJ;

– Luiz Antonio Elias, ex-secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia;

– Ricardo Galvão, professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, membro da Academia Brasileira de Ciências, conselheiro da SBPC e ex-diretor do Inpe;

– Sérgio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, ex-presidente do Finep e presidente de honra da SBPC.

Moreira presidiu a SBPC por duas gestões, entre 2017 e 2021, e foi uma liderança no setor nesses anos, considerados os mais desafiadores para a Ciência Nacional nas últimas décadas. Sua Presidência foi marcada pela luta incansável pela recomposição dos recursos orçamentários para a CT&I.

Ildeu de Castro Moreira, professor doInstituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da SBPC

 

Professor e pesquisador do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Moreira também leciona no Programa de Pós-graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na UFRJ, e no Programa de Mestrado em Divulgação Científica da Fiocruz. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (2004 a 2012). Também foi membro dos conselhos da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da SBPC, do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ainda candidato, Lula compareceu à 74ª Reunião Anual da SBPC em julho deste ano, onde criticou os contingenciamentos recorrentes nos recursos de Ciência, Tecnologia e Inovação, justificados pelo Teto de Gastos, e afirmou que realizaria uma reestruturação na área:

“A gente tem que parar de ver as coisas como ‘tal coisa gasta isso’, e ver o quanto custou para o país não fazer as coisas no tempo certo. Quanto custou para esse país ser o último a abolir a escravidão? A fazer a reforma agrária há apenas 50 anos? Em fazer a sua primeira universidade somente em 1920? Ciência e Tecnologia não são gastos públicos, são investimentos para a soberania do país”, pontuou.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados