science

Survey sobre confiança na ciência na pandemia é lançada pelo INCT-CPCT/Fiocruz

Ciência é fundamental para evitar e combater crises como a pandemia da covid-19

 

A pandemia de Covid-19 colocou a ciência no foco das atenções. Por um lado, a potência do trabalho dos cientistas, que, em pouco tempo, desvendaram detalhes moleculares do vírus Sars-CoV-2 e suas formas de transmissão, bem como desenvolveram testes de diagnóstico e vacinas. Por outro, os limites desse trabalho, com perguntas ainda sem resposta, incertezas, controvérsias e conclusões parciais sendo constantemente revistas. Qual será o impacto dessa dinâmica complexa sobre a confiança que o público tem na ciência e nos cientistas? E sobre as estratégias de enfrentamento da pandemia?

“Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia” é o tema da survey do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), coordenado pela pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Luisa Massarani. Uma mesa-redonda será promovida para divulgar o resultado do estudo nacional, em 12 de dezembro, às 9h, no salão de conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), sede da COC/Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O evento terá a participação de Luisa Massarani e dos pesquisadores Yurij Castelfranchi (UFMG), Ildeu Moreira (UFRJ) e Vanessa Fagundes (Fapemig) e contará com os comentáros de Soraya Smaili, do Centro de Estudos SoU_Ciência; do jornalista Herton Escobar e de Thaiane de Oliveira, da UFF.

Diante de uma emergência como a pandemia de Covid-19, a sociedade precisa de evidências científicas para tomar decisões individuais e coletivas, inclusive para elaborar políticas públicas. Em contextos normais, evidências podem levar anos para ser consolidadas, mas, em momentos de crise,  precisam estar disponíveis em curto prazo. Por conta dessa aceleração, o caráter provisório do conhecimento científico se torna bastante evidente: o que se recomenda hoje pode não ser mais recomendado amanhã (e vice-versa!).

O INCT-CPCT iniciou suas atividades em 2017. O Instituto tem como objetivo investigar, desenvolver, aplicar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionados com a divulgação científica, que contribuam para a melhoria das atividades nessa área. Além disso, visa fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas no setor e promover a formação e qualificação de pessoas capacitadas para atuar em pesquisa e atividades da área.

Serviço
Survey nacional: “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”
Data: 12 de dezembro.
Horário: 9h.
Local: Centro de Documentação e História da Saúde – Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ.

 

Com informações da Fiocruz

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados