Ciência é fundamental para evitar e combater crises como a pandemia da covid-19
A pandemia de Covid-19 colocou a ciência no foco das atenções. Por um lado, a potência do trabalho dos cientistas, que, em pouco tempo, desvendaram detalhes moleculares do vírus Sars-CoV-2 e suas formas de transmissão, bem como desenvolveram testes de diagnóstico e vacinas. Por outro, os limites desse trabalho, com perguntas ainda sem resposta, incertezas, controvérsias e conclusões parciais sendo constantemente revistas. Qual será o impacto dessa dinâmica complexa sobre a confiança que o público tem na ciência e nos cientistas? E sobre as estratégias de enfrentamento da pandemia?
“Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia” é o tema da survey do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), coordenado pela pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Luisa Massarani. Uma mesa-redonda será promovida para divulgar o resultado do estudo nacional, em 12 de dezembro, às 9h, no salão de conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), sede da COC/Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O evento terá a participação de Luisa Massarani e dos pesquisadores Yurij Castelfranchi (UFMG), Ildeu Moreira (UFRJ) e Vanessa Fagundes (Fapemig) e contará com os comentáros de Soraya Smaili, do Centro de Estudos SoU_Ciência; do jornalista Herton Escobar e de Thaiane de Oliveira, da UFF.
Diante de uma emergência como a pandemia de Covid-19, a sociedade precisa de evidências científicas para tomar decisões individuais e coletivas, inclusive para elaborar políticas públicas. Em contextos normais, evidências podem levar anos para ser consolidadas, mas, em momentos de crise, precisam estar disponíveis em curto prazo. Por conta dessa aceleração, o caráter provisório do conhecimento científico se torna bastante evidente: o que se recomenda hoje pode não ser mais recomendado amanhã (e vice-versa!).
O INCT-CPCT iniciou suas atividades em 2017. O Instituto tem como objetivo investigar, desenvolver, aplicar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionados com a divulgação científica, que contribuam para a melhoria das atividades nessa área. Além disso, visa fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas no setor e promover a formação e qualificação de pessoas capacitadas para atuar em pesquisa e atividades da área.
Serviço
Survey nacional: “Confiança na ciência no Brasil em tempos de pandemia”
Data: 12 de dezembro.
Horário: 9h.
Local: Centro de Documentação e História da Saúde – Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ.
Com informações da Fiocruz