basic science

Ciências básicas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável

As ciências básicas fornecem os meios essenciais para enfrentar desafios como o acesso universal a alimentos, energia, cobertura de saúde e tecnologias de comunicação

 

Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco definiram 2022-23 como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, na sigla em inglês). O objetivo é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os possíveis impactos das ciências básicas para esses objetivos. Este ano será um momento chave de mobilização para convencer líderes econômicos e políticos, bem como o público em geral, da importância da ciência básica para o nosso futuro.

O IYBSSD terá sua conferência de abertura no dia 8 de julho, na sede da Unesco, em Paris. De 01 de julho de 2022 a 01 de julho de 2023, academias e associações científicas em todo o mundo realizarão eventos, palestras, reuniões e outras ações para demonstrar a importância da ciência básica para o futuro.

Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) são parceiras desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem organizados oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. As entidades, inclusive, lançaram a versão em português do site do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23. O site irá listar todas as atividades organizadas oficialmente no âmbito do IYBSSD.

 

Ciências básicas e o desenvolvimento sustentável

A Agenda 2030, adotada em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é uma visão integrada para o desenvolvimento sustentável de todas as populações do mundo. Está organizado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos quais devemos lutar coletivamente.

Vários desses ODS estão explicitamente ligados a avanços científicos: saúde e bem-estar (ODS 3); água potável e saneamento (ODS 6); energia acessível e limpa (ODS 7); ação climática (ODS 13); vida sob a água (ODS 14); e vida na terra (ODS 15). Mas, na verdade, todos os ODS exigem a contribuição da ciência e da tecnologia.

Com informações da SBPC

Capa: Imagem Preessfoto/ Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados