social media

Unesco promove diálogo global para melhorar confiabilidade das informações nas mídias sociais

Conferência internacional criará diretrizes para governos, órgãos reguladores e empresas digitais

 

Combater a desinformação e o discurso de ódio e proteger a liberdade de expressão e os direitos humanos. Esse é o objetivo do diálogo global promovido pela Unesco, que visa fornecer diretrizes para regulamentar as plataformas digitais. O ponto alto será uma conferência internacional organizada na sede da Organização em Paris, de 21 a 23 de fevereiro, que resultará na apresentação de diretrizes globais para governos, órgãos reguladores e empresas digitais.

As mídias sociais e plataformas digitais permitem que pessoas em todo o mundo se comuniquem e compartilhem informações e vem transformando as sociedades. Porém, cada vez mais, essas plataformas vêm se tornando terreno fértil para desinformação, discurso de ódio e teorias da conspiração. Nos últimos anos, a questão do monitoramento e moderação de conteúdo tem sido um fator importante quando se fala em violência, insurreição, eleições prejudicadas e transferências democráticas de poder em dezenas de países.

Estudos mostram que o engajamento muitas vezes é priorizado a qualquer custo. Isso leva a algoritmos que favorecem um conteúdo mais controverso, porque desencadeia uma reação maior, apesar da evidência de que esse conteúdo pode trazer danos para a sociedade, sociedades, semeando desconfiança, extremismo, ódio e até mesmo minando os direitos humanos fundamentais.

 

Questões globais exigem diretrizes globais

Muitos países estão avançando na regulamentação para responder a essas questões, mas até agora esse movimento tem sido descoordenado e fragmentado, com alguns países claramente não alinhados com as normas internacionais sobre liberdade de expressão.

A Unesco lidera consultas globais sobre esse tema, envolvendo governos, órgãos reguladores, empresas digitais, academia, sociedade civil e agências da ONU. Esse diálogo global culminará naquela que se acredita ser a primeira conferência global voltada especificamente para orientações para a regulamentação de plataformas digitais. Os especialistas da Unesco incorporarão o feedback recebido durante essas discussões e se envolverão em novas rodadas de consultas visando finalizar e publicar as primeiras diretrizes globais sobre o tema ainda em 2023. Essas diretrizes serão usados por governos, reguladores, empresas digitais e outros grupos para implementar políticas e ferramentas conforme necessário, garantindo que estejam alinhados com as normas internacionais de direitos humanos.

A iniciativa da Unesco responde ao chamado do Secretário-Geral da ONU em “Nossa Agenda Comum” para enfrentar a disseminação da desinformação e a negação de fatos cientificamente comprovados, que representam “um risco existencial para a humanidade”.

Com informações da Unesco

 

Capa: Robin Worrall | Unsplash.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados