C&C podcast 13 cover site

Fuga de cérebros: como o Brasil pode reter seus talentos?

Evasão de cientistas brasileiros se agravou nos últimos anos. Como reverter esse quadro?

 

Falta de oportunidades, desvalorização profissional, cortes orçamentários… São vários os desafios enfrentados pelos cientistas brasileiros. Com um cenário agravado pela pandemia de covid-19 e um crescente negacionismo científico, cada vez mais pesquisadores acabaram deixando o país em busca de melhores oportunidades no exterior. O fenômeno, conhecido como fuga de cérebros, não é recente, mas tem se agravado nos últimos anos.

A perda desses talentos traz consequência para todo o Brasil. Afinal, trata-se de profissionais altamente qualificados que poderiam contribuir para o desenvolvimento social, econômico e científico do país. Mas o que fazer para reter esses talentos? É possível trazer esses profissionais de volta? O que o Brasil precisa fazer agora para evitar que o problema da evasão de cérebros se agrave nos próximos anos?

Para discutir essas e outras questões, convidamos os professores Débora Foguel, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora de Educação da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE); Elizabeth Balbachevsky, do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP); e Olival Freire Júnior, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e novo diretor Científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ouça no novo episódio do Ciência & Cultura Cast!

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados