C&C 1E23 - podcast 2 capa site

História das universidades brasileiras na pandemia e na resistência

Universidades tiveram papel central no enfrentamento da pandemia da covid-19 e na defesa da ciência e da democracia

 

As universidades ficaram na linha de frente no combate da pandemia da covid-19. Em um contexto de desorganização sistêmica por parte do governo, elas cumpriram sua missão de gerar conhecimento e servir à sociedade, fornecendo atendimento na área de saúde, aconselhamento jurídico, soluções tecnológicas, sessões de terapia, informações necessárias e outros serviços para a população.

“A universidade gera recursos humanos para você produzir soluções para o país. A universidade viu que tem que agir não só pelo índice H de produtividade, mas com interesse público e voltada para a solução de problemas”, afirma Paulo Saldiva, médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP.

Hoje, em um período em que as medidas preventivas da pandemia começam a relaxar e o clima é de “o pior já passou”, fica claro o papel estratégico das universidades e seus profissionais e estudantes nessa jornada. Porém, o cenário de ataques sistemáticos à ciência, à pesquisa e à própria democracia ainda se mantém como um grande obstáculo a ser enfrentado – e a universidade permanece como um importante espaço de resistência.

“Foi a tempestade perfeita. Mas a importância do diálogo com a comunidade, as soluções que apareceram na ausência total de políticas, e a vontade de fazer o certo deu forças para que a universidade sobrevivesse e resistisse”, aponta Saldiva.

Ouça no novo episódio do Ciência & Cultura Cast!

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados