C&C 1E23 - podcast 3 - capa site

Saúde mental na era digital

Excesso de informação e consumo ilimitado de mídias sociais pode afetar a saúde mental de crianças e adultos

 

A maior parte do mundo está conectada à Internet – todos os dias, o dia todo. Não é mais possível imaginar nossa vida desconectada ou desprovida de smartphones, tablets, computadores, mídias sociais, apps… Mas com um amplo acesso também vem uma ampla quantidade de informações – algumas boas, outras nem tanto. E esse excesso de informação – a chamada “infodemia” – combinado à falta de mecanismos efetivos de controle de qualidade e acesso colocam em risco a saúde mental dos usuários.

Nos últimos anos, o uso excessivo de tecnologias e redes sociais tem sido diretamente associado a um aumento no caso de doenças mentais como depressão, ansiedade e estresse. Um dos efeitos mais óbvios da era digital na saúde mental é a ascensão das mídias sociais. Essas plataformas permitem a conexão com pessoas de todo o mundo, mas também podem levar a sentimentos de solidão e isolamento. “Essa interação excessiva com o universo online vem trazendo algumas mudanças na nossa forma de relacionar com outras pessoas e com o desenvolvimento da própria pessoa”, explica Nara Helena Lopes Pereira da Silva, professora de psicologia online no programa de pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP. Para a pesquisadora, essas mudanças têm agravado ou provocado vários quadros de problemas mentais – e afetam inclusive a socialização, impactando aspectos como empatia, tolerância e aceitação.

Mas há também o outro lado, em que essas tecnologias podem ser aliadas da saúde mental. Isso porque podem ser utilizadas para conscientizar sobre problemas como ansiedade e depressão, criar grupos de discussão e de apoio, ou através da telemedicina. Silva explica que a tecnologia pode ser benéfica, se usada com moderação e cautela. Mas, para tanto, é preciso haver um “letramento digital”, em que as pessoas aprendam a utilizar essas tecnologias da melhor maneira. “É preciso fazer um tratamento preventivo através dessa educação, preparando melhor as pessoas a lidar com essa realidade e essa tecnologias”.

Ouça no novo episódio do Ciência & Cultura Cast!

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados