C&C 1E23 – vídeo 1 - capa site

A inovação e as universidades brasileiras

Processos inovadores têm relação direta com o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e o aumento de renda. E as universidades e centros de pesquisas são fundamentais para isso.

 

A inovação é a fonte de dinamismo econômico e bem-estar social. Isso é o que afirma a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo a entidade, inovar é a chave tanto para vencer a recessão econômica quanto para colocar o desenvolvimento numa trajetória ambientalmente sustentável. Isso porque os processos inovadores, expressos em novos produtos, processos e patentes, têm relação direta com o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o aumento da competitividade – fator essencial para o progresso das empresas e das economias nacionais.

Nesse cenário, as universidades e centros de pesquisa desempenham papel fundamental, pois servem de ferramenta para o desenvolvimento tecnológico e de suporte para difusão de informação na sociedade, além de serem responsáveis pela formação de profissionais altamente especializados e pelo intercâmbio de conhecimento com atores de outras regiões e até mesmo de outros países.

“A gente fala que inovar é transformar conhecimento em riqueza”, afirma Ana Torkomian, professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para ela, é preciso ter parcerias fortes entre universidade, empresa e governo para incentivar a inovação no país.

Para Fernanda de Negri, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o grande papel das universidades não é colocar a inovação no mercado, mas sim produzir o conhecimento que pode ser utilizado pelas empresas para inovarem tecnologicamente. “A tecnologia é um grande motor de crescimento em longo prazo e isso já está bastante consolidado na literatura econômica”, aponta.

Porém, os desafios econômicos enfrentados pelo país nos últimos anos também se tornaram um desafio para a inovação. “A inovação é muito importante do ponto de vista econômico, mas o que vai impulsionar a inovação no Brasil é o crescimento econômico”, pontua Carlos Américo Pacheco, professor do Instituto de Economia e do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fapesp. “Se a economia não anda, retrocede, vai para trás ou cresce pouco, tudo vai para o ralo”, conclui.

Assista ao vídeo em:

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados