75 RA

Inscreva-se gratuitamente na 75ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Inscrição dá direito a certificado online de participação geral no evento. Confira as regras e participe!

 

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está com inscrições gratuitas abertas até 28 de julho para os interessados em participar do evento sem receber material (programação impressa, bolsa e crachá). Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Quem fizer a inscrição gratuita e efetuar o credenciamento na Secretaria da SBPC, que será instalada na UFPR durante a semana do evento, receberá um certificado online de participação geral (sem carga horária e sem descrição das atividades).

A inscrição e o pagamento de taxa, cujo valor varia de R$ 40 a R$ 300, dependendo da categoria do inscrito, são necessários apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos, cujo prazo foi encerrado, ou receber o material. Os interessados em receber o material têm até 13 de julho para se inscrever.

Seguindo o tema central da 75ª Reunião Anual, a Comissão de Programação Científica já definiu os tópicos que serão discutidos nas conferências, painéis e mesas-redondas. Entre os assuntos a serem abordados estão as “Mudanças climáticas e a descarbonização da economia”; “Riscos climáticos em áreas urbanas”; “Construção de instituições  e cultura política democráticas”; “Direito à educação: melhoras no processo de ensino-aprendizagem na educação básica”; “Desafios e mudanças no ensino superior”; “Cultura: preservação, criação e acesso”; “Ciência Básica e os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”; “Inclusão social e diferentes dimensões das desigualdades”; “Fome”; “Desafios para infraestrutura de pesquisa em todas as áreas”; e “Desarmamento da população”.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, afirma que há uma grande expectativa para a realização da 75ª edição, porque o evento será realizado no primeiro ano de um novo governo que deve ser de reconstrução para diversas áreas, dentre elas, ciência, tecnologia e inovação, meio ambiente, direitos humanos, além do restabelecimento da democracia, das instituições e do Estado laico.  “É com grande expectativa que aguardamos a realização desse evento, que deve introduzir muitas dessas pautas. Vamos trazer palestrantes e conferencistas que consigam apontar caminhos que a sociedade deve tomar para que a gente consiga superar rapidamente os danos sofridos nestes últimos anos. E, ao mesmo tempo, a Reunião Anual deverá trazer, como é de costume, grandes novidades em CT&I, educação, entre outros assuntos para pensarmos o futuro”, comenta.

 

A Reunião Anual

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados