tabaco

Cultivo de tabaco coloca em risco produção de alimentos

No Dia Mundial sem Tabaco, OMS alerta que produção de tabaco agrava a insegurança alimentar

 

 

Precisamos de comida, não de tabaco. Esse é o tema deste ano da campanha da Organização Mundial de Saúde para o Dia Mundial Sem Tabaco. Celebrado no dia 31 de maio, a data pretende não apenas conscientizar sobre os riscos do tabagismo para a saúde, mas também alertar sobre a relação entre o cultivo de tabaco versus o cultivo de alimentos.

O cultivo e a produção de tabaco agravam a insegurança alimentar. Segundo a OMS, a crescente crise alimentar é impulsionada por conflitos e guerras, choques climáticos e impactos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. Assim, a campanha global de 2023 visa aumentar a conscientização sobre a produção de culturas alternativas e oportunidades de marketing para os produtores de tabaco e incentivá-los a produzir culturas nutritivas e sustentáveis. Também procura expor os esforços da indústria do tabaco para interferir nas tentativas de substituir o cultivo do tabaco por culturas sustentáveis, contribuindo assim para a crise alimentar global.

Conforme a organização, o cultivo de tabaco impacta na insegurança alimentar da população global. Em todo o mundo, cerca de 3,5 milhões de hectares de terra são convertidos para o cultivo de tabaco a cada ano. O cultivo do tabaco também contribui para o desmatamento de 200.000 hectares anualmente. Ele é intensivo em recursos e requer o uso pesado de pesticidas e fertilizantes, que contribuem para a degradação do solo.

Assim, a terra usada para o cultivo do tabaco tem uma capacidade menor para o cultivo de outras culturas, como alimentos, uma vez que o tabaco esgota a fertilidade do solo.

Quaisquer lucros obtidos com o tabaco como cultura comercial podem não compensar os danos causados à produção sustentável de alimentos em países de baixa e média renda. Neste contexto, há uma necessidade urgente de tomar medidas legais para reduzir o cultivo do tabaco e ajudar os agricultores a passar para a produção de culturas alimentares alternativas.

 

Prejuízos à saúde

A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. No Brasil, 443 pessoas morrem a cada dia devido ao tabagismo. R$ 125.148 bilhões são os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia e 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas, segundo dados do Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária.

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de bexiga, de pâncreas, de fígado, do colo do útero, de esôfago, de rim, de laringe, de estômago e de pulmão. O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais, além de colaborar para o desenvolvimento de outras enfermidades, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade e, osteoporose e catarata.

Com informações da OMS e do INCA

 

Capa: Foto por Ramsey (Ram-Man). Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados