fundação sbpc

Luta em defesa da Ciência encabeçou surgimento da SBPC

Primeira reportagem especial sobre os 75 anos da entidade narra como o período pós-guerra e decisões políticas em São Paulo impulsionaram manifestações em prol do setor no Brasil. SBPC foi fundada em 8 de julho de 1948

 

A vitória dos Estados Unidos e seus aliados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) despertou o interesse mundial pelos avanços da Ciência, afinal, grandes descobertas na Química e na Física e novas tecnologias desenvolvidas na época, como radares e computadores, se mostraram como fatores decisivos nos campos de batalha. O investimento em pesquisa tornou-se uma demanda global, e algo que passou a ser considerado pelo Brasil também.

“A guerra é sempre um momento de reflexão para os países, sobre a sua relação com a tecnologia. E, para o Brasil, isso não foi diferente, tanto é que a Segunda Guerra Mundial, na verdade, é um dos primeiros momentos da história do País em que o Estado faz investimento em Ciência da forma como a gente conhece, financiando projetos de pesquisa”, explica o historiador Bruno Roma, que atua no Centro de Memória da SBPC.

Na época, o País estava vivendo um período econômico chamado Nacional-desenvolvimentismo. Incentivado pela visão internacional pós-guerra, o Brasil viu a sua economia crescer e acreditava que só alcançaria a soberania nacional se tivesse uma indústria forte, mas, para isso, era necessário ter tecnologia própria, ou seja, investir em Ciência.

E se as nações estavam interessadas no setor, os cientistas, globalmente, começaram a perceber o aumento no interesse governamental em seus trabalhos. Assim, entidades representantes da classe científica começaram a surgir ao redor mundo, um movimento que se seguiu aqui no Brasil e foi precursor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC.

“Os fundadores da SBPC são três médicos de formação: Maurício Rocha e Silva, José Reis e Paulo Sawaya. O Rocha e Silva é, talvez, a figura que mais encabeçou esse movimento. Como estudou nos Estados Unidos e na Inglaterra, ele já sabia que em alguns países fora do Brasil, como na Alemanha, na França e na própria Inglaterra, existiam associações como a que viria a ser a SBPC, associações para o desenvolvimento da Ciência. Muito incentivado por isso, ele convida as outras duas figuras para tentar motivar a comunidade científica em torno deles, principalmente a comunidade paulista”, detalha Roma.

Até que veio um gatilho que mobilizou a criação urgente da SBPC. Em 1948, o diretor do Instituto Butantan, Eduardo Vaz, começou a demitir em massa cientistas que trabalhavam na entidade nas áreas de química e endocrinologia. Era uma ordem do então governador de São Paulo, Ademar de Barros, que decidiu reduzir as pesquisas que não tinham ligação direta com a produção de soro antiofídico.

“O Ademar de Barros quis reduzir as funções do Butantan, suspendendo alguns departamentos. Mandou todo mundo embora, porque ele tinha aquela visão de que o Butantan era para ser uma fábrica de vacinas e não um ambiente de pesquisas. Ele não conseguia ver que essas duas coisas são completamente ligadas.”

Em maio daquele ano, Rocha e Silva, Reis e Sawaya fizeram uma primeira reunião na Associação Paulista de Medicina e perceberam que dava para construir uma entidade pelos direitos dos cientistas, mas que precisavam reunir mais gente. No dia 8 de julho, os especialistas conseguem quórum suficiente e criam, ali, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

“Para a comunidade científica paulista, esse momento em que o governador de São Paulo interferiu em um dos institutos de pesquisa mostrou que era a hora apropriada para criar uma associação para lutar pelo progresso da ciência em nosso país”, conta a pesquisadora Ana Maria Fernandes, na obra A construção da ciência no Brasil e a SBPC.

Resumidamente, a SBPC nasceu com três objetivos. O primeiro era provar para a sociedade e para os governos a importância da ciência, ou seja, lutar pela sua defesa. O segundo objetivo era pensar na divulgação científica, em medidas que difundissem a ciência. E o terceiro, era buscar melhores condições de trabalho para os pesquisadores.

“A primeira pauta da SBPC foi interceder pelo Butantan, dizer: ‘não, a comunidade científica precisa ser ouvida, o Estado não pode fazer essa interferência aqui dentro sem escutar a comunidade’”, detalha Roma, complementando: “Depois disso, as pautas que vêm são muito ligadas às condições de trabalho dos cientistas. Ao financiamento dos institutos, como o Instituto Biológico de São Paulo e a Fiocruz. Então, eram falas muito ligadas a isso, quase como um agrupamento de classe.”

E quando as primeiras conquistas vieram, foi o momento de se pensar mais longe. A SBPC percebeu que, assim como registrado em seu nome, era necessária uma atuação nacional.

“Eu acredito que é a partir da década de 1950 que a SBPC começa a pensar grande, por assim dizer, e ter pautas mais ligadas ao Governo Federal. É assim que a entidade inspira a criação do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e demais entidades científicas que vão surgindo durante a década”, conclui Roma.

Hoje, a SBPC representa 177 sociedades científicas afiliadas e conta com mais de 3 mil sócios ativos. A importância da entidade para o Brasil foi registrada no calendário nacional: em 2001 foi sancionada a lei nº 10.221, que criou o Dia Nacional da Ciência, e em 2008, a lei nº 11.807, que estabeleceu o Dia Nacional do Pesquisador. As datas são comemoradas todo 8 de julho, em alusão ao dia em que a SBPC foi fundada.

 

Reportagens especiais recontam a história da SBPC

Esta reportagem é parte de uma série especial para os 75 anos da SBPC, que serão comemorados no próximo sábado, dia 8 de julho.

Se quiser saber mais sobre o período de fundação da entidade e seus primeiros anos de atividade, ouça o episódio “Memórias da Ciência Brasileira”, do podcast O Som da Ciência, uma produção da equipe de comunicação da SBPC.

A matéria também utilizou trechos da obra “A construção da ciência no Brasil e a SBPC”, de Ana Maria Fernandes e informações da reportagem “Cientistas unidos”, publicada pela revista Pesquisa Fapesp em 2019.

Jornal da Ciência

 

Capa. Fundação da SBPC em 1948
(Fonte: Folha da Noite, 9 de julho 1948)
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados