Sem Título 3

Quando o autoritarismo chegou ao Brasil, a SBPC respondeu que não há Ciência sem liberdade

 

Pouco mais uma década após sua criação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acumulava conquistas para a consolidação de um Sistema Nacional de Ciência, como a criação CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mas a mudança política do País na década de 1960 fez a entidade sentir o impacto do golpe militar de cara.

Já na 16ª Reunião Anual da entidade, realizada em 1964, dois professores foram presos: Michel Rabinovitch e Luiz Hildebrando Pereira da Silva. O motivo da prisão era que ambos foram considerados comunistas, o que era crime num Brasil autoritário.

“Rabinovitch conseguiu escapar – estava com viagem marcada para os Estados Unidos; se fosse preso, perderia o estágio. Retornou ao Brasil 33 anos depois. Hildebrando acabou sendo preso; passou dois meses detido, foi solto, cassado e se exilou na França”, contam os pesquisadores José Roberto Ferreira e Ulisses Capozzoli, na obra Ciência para o Brasil, 70 anos, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O fato é que a SBPC, como qualquer outra entidade civil, não tinha como bater de frente com o governo militar, mas ela tentava, no começo, criar pontes de diálogo com as gestões autoritárias.

“O que a SBPC fazia muito era discutir com o governo, com muita parcimônia, muitos dedos, para que o governo não cometesse excessos, para que ele respeitasse a liberdade científica. E só por isso ela já era chamada de comunista”, complementa o historiador Bruno Roma, que integra o Centro de Memória da SBPC.

Em 1977 houve um ataque governamental bastante claro contra a entidade. A 29ª Reunião Anual da SBPC estava planejada para ser realizada em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará (UFC), mas mesmo com tudo previamente acordado, a universidade simplesmente parou de responder às demandas da SBPC. O atraso nas respostas fez a entidade buscar outra instituição – no caso, a Universidade de São Paulo -, que se recusou a acolher o evento. Com essas dificuldades, e ainda enfrentando cortes de recursos federais, a SBPC entendeu o que estava acontecendo: era uma proibição do Estado.

Então, houve mais uma articulação, dessa vez com a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), por meio do arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, que aceitou, corajosamente, sediar o evento em uma instituição privada. Também houve uma grande campanha para cobrir os custos de realização da Reunião Anual, o que envolveu leilões de artes, doações de bilheterias de teatros e até um show com as presenças de Chico Buarque e Milton Nascimento.

E não acabou por aí: com a 29ª Reunião Anual da SBPC confirmada e prestes a acontecer, os militares implicaram com o pôster de divulgação do evento, alegando que as letras P e C, que são do logo da SBPC, estavam em destaque, numa referência à sigla do Partido Comunista. Mas nem o devaneio artístico do Governo Federal impossibilitou a realização do evento, que foi um sucesso absoluto e memorável de público.

 

Cientistas sociais e problemáticas nacionais

Mas o que fez com que a SBPC se tornasse alvo do Governo Federal? A partir da ditadura militar, e com mais força na década de 1970, a entidade começou a questionar a visão da época sobre a Ciência. Esses embates começaram, principalmente, entre um dos fundadores da SBPC, Maurício Rocha e Silva, e o então presidente da entidade, Oscar Sala.

“Oscar Sala defendia posições de uma acentuada neutralidade da Ciência e de uma certa passividade referente às pressões políticas da ditadura militar. Contra essa linha estava o professor Maurício Rocha e Silva, que também era da diretoria da SBPC”, relata o presidente de honra da SBPC, Ennio Candotti, que viveu os dias de tensão na Diretoria da entidade.

Se no primeiro momento da ditadura, a SBPC chegou a ver como positiva uma certa visão científica do governo – com destaque aos estímulos à política nuclear -, não demorou muito tempo para a entidade perceber o caminho nefasto de uma gestão autoritária. Quando a SBPC passou a questionar as decisões militares, ela simplesmente foi excluída das novas ações de política científica. E aí, começou um movimento mais crítico da entidade. É o que explica a professora Ana Maria Fernandes, na obra A construção da ciência no Brasil e a SBPC.

“A partir de 1975, portanto, a SBPC adotou o que foi descrito como a sua ‘função crítica’ e iniciou o debate sobre uma série de temas econômicos, sociais e políticos. Estes incluíam discussões sobre o papel político da ciência; a política nuclear do regime; a defesa; o meio ambiente; a estatização da economia; a anistia; a reintegração dos professores universitários compulsoriamente aposentados; e um apelo pela abolição do Decreto nº 477, de 1968, que restringia severamente a liberdade política nas universidades (…) A SBPC, de fato, contribuiu para o fortalecimento da sociedade civil, que tinha sido severamente debilitada pelos longos anos de ditadura militar”, ressaltou Fernandes em seu livro.

As pautas se tornaram mais plurais: não se tratavam apenas das condições de trabalho dos cientistas, mas dos direitos de toda a população. E a entidade, que começou falando de instituições científicas, tinha, após a luta pela liberdade política, um novo desafio: a construção de uma nova Constituição Federal.

“O movimento de trazer cientistas sociais para a SBPC botou fogo nas Reuniões Anuais da entidade, porque eles passaram a ser um espaço de lugar de fala de muitas reivindicações. Os cientistas sociais começaram a trazer para esses encontros cada vez mais problemas sociais do Brasil. A fome, a falta de emprego, a falta de liberdade, eles pedem anistia e também uma constituinte. Tudo isso começa a acontecer na década de 1970”, conclui o historiador Bruno Roma.

 

Recontando o passado

Esta reportagem é parte de uma série especial para os 75 anos da SBPC, que serão comemorados no próximo sábado, dia 8 de julho.

Se quiser saber mais sobre o período da ditadura militar e como ele afetou a percepção de cientistas no Brasil, basta ouvir os episódios “Nos tempos da ditadura” e “Divergências na ciência” do podcast O Som da Ciência, uma produção da equipe de comunicação da SBPC.

A matéria também utilizou apuração do Centro de Memória da SBPC e trechos das obras “A construção da ciência no Brasil e a SBPC”, de Ana Maria Fernandes, e “Ciência para o Brasil: 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, organizado por Helena Nader, Vanderlan Bolzani e José Roberto Ferreira – este último está disponível para download gratuito no site da SBPC.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados