C&C 1S24 - opinião - Um professor inesquecível - capa site

SBPC celebra 100 anos de nascimento de Aziz Ab’Sáber nesta quinta-feira

O evento, que será realizado no dia 24 de outubro, reunirá nomes de destaque da ciência brasileira para revisitar o legado do renomado geógrafo que liderou a SBPC entre 1993 e 1995. 

 

Aziz Ab’Sáber, um dos mais brilhantes geógrafos do Brasil, será homenageado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, em uma mesa-redonda que destaca suas contribuições à ciência e ao meio ambiente. A homenagem ocorrerá no Centro MariAntonia da USP, em São Paulo e reunirá nomes de destaque da ciência brasileira para revisitar o legado desse intelectual, que não só transformou a geografia do país como também liderou a SBPC entre 1993 e 1995.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, abrirá o evento, que contará com a coordenação de Francisco de Assis Mendonça, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizador do livro “AZIZ NACIB AB’SÁBER: Ciência, meio ambiente e cidadania (Uma homenagem ao Mestre!)“, lançado recentemente pela SBPC. Participam da mesa Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC, Aldo Malavasi, professor titular aposentado de Evolução do Departamento de Genética da USP e ex-diretor da SBPC; Roseli de Deus Lopes, professora titular da Escola Politécnica da USP e também ex-diretora da SBPC, e Tales Ab’Sáber, filho do geógrafo e professor de Filosofia da Psicanálise da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Na ocasião, também será lançado o livro “Leituras Indispensáveis 4: Contribuições do Prof. Aziz Nacib Ab’Sáber”, mais uma obra organizada por Francisco Mendonça, que reúne as ideias e descobertas do geógrafo. O evento, além de gratuito, está aberto a todos os interessados, respeitando a capacidade do local.

 

Cientista comprometido com a causa ambiental

Aziz Ab’Sáber nasceu em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, no dia 24 de outubro de 1924, e ao longo de sua carreira foi reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais em geografia física. Suas pesquisas sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil foram fundamentais para a compreensão da diversidade ecológica do país, influenciando políticas de preservação ambiental e estudos sobre o uso sustentável do território brasileiro.

Ab’Sáber formou-se em Geografia e História pela USP, onde também concluiu seu doutorado, tornou-se livre-docente e ocupou a posição de professor titular. Em reconhecimento por suas inúmeras contribuições na universidade, recebeu o título de professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Além de sua destacada carreira acadêmica, Ab’Sáber foi uma figura de relevância política dentro da SBPC, onde, além de presidente, atuou como vice-presidente (1983-85) e secretário (1987-89). Ele desempenhou papel fundamental na elaboração de propostas para a Assembleia Nacional Constituinte e na defesa da emenda popular contra a fabricação de armas nucleares no Brasil. Também foi um dos mais firmes críticos da privatização da Vale do Rio Doce e das mudanças no Código Florestal, sempre colocando a proteção ambiental como prioridade.

O geógrafo ainda presidiu o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) e idealizou o projeto Floram, que visava à recuperação florestal de áreas degradadas, pelo Instituto de Estudos Avançados da USP. Ab’Sáber também atuou como consultor técnico de governos, defendendo a preservação do patrimônio natural do Brasil.

Sua notável carreira foi amplamente reconhecida por prêmios como o Jabuti (1997, 2005 e 2007), o Prêmio Almirante Álvaro Alberto (1999) e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001). Em 2011, foi laureado com o título de Intelectual do Ano, recebendo o Prêmio Juca Pato.

Aziz Ab’Sáber faleceu em 16 de março de 2012, aos 87 anos, deixando um legado inestimável para a ciência brasileira.

 

SERVIÇO

Centenário do Professor AZIZ AB’SÁBER

Data: 24 de outubro de 2024

Horário: 14h

Local: Centro MariAntonia USP (rua Maria Antônia, 294 – 3º andar)

Abertura: Renato Janine Ribeiro (USP – Presidente da SBPC)

Coordenação: Francisco de Assis Mendonça (UFPR)

Participantes: Helena Nader (Unifesp/ABC), Aldo Malavasi (USP), Roseli de Deus Lopes (USP) e Tales Ab’Saber (Unifesp)

 

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados

Para Berta, com amor

Documentário celebra a antropóloga Berta Ribeiro, pioneira nos estudos da cultura material