C&C-tablet

Ciência & Cultura: 74 anos divulgando a ciência no Brasil

Com mais de 460 publicações, revista é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil

 

Uma revista para falar sobre ciência, cultura, e suas inúmeras conexões com nossas vidas. Essa é a Ciência & Cultura, revista de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Criada em 1949 – no ano seguinte à fundação da SBPC – a revista é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil. Ela nasceu com o objetivo de difundir o conhecimento científico e promover uma aproximação entre cientistas e o público, visando ser “aberta não apenas a cientistas, mas a todos os que se interessem pela ciência, por suas aplicações e pelas consequências destas”, conforme se lê na contracapa de sua primeira edição.

A revista Ciência & Cultura é um marco para a institucionalização da ciência no país, não sendo considerada “apenas” uma revista, mas um órgão da SBPC. Com edições temáticas, a revista une textos científicos, de opinião e de divulgação, e fala tanto para um público especializado quanto para o público em geral. Desta forma ela consegue mostrar perspectivas diferentes sobre diversos assuntos.

 

História

A Ciência & Cultura foi idealizada por José Reis (1907-2002), que a dirigiu de 1949 a 1954 e de 1972 a 1985. Em 1968, ela passa por sua primeira remodelação, recebendo um tratamento gráfico mais artístico. A partir dos anos 1970, as críticas ao regime militar eram frequentes em suas páginas. Nos anos 1990, ocorre uma grande transformação: a revista passa a ser publicada integralmente em inglês, tornando-se o “Journal of the Brazilian Association for the Advancement of Science”. O editorial assinado por Cesar Timo-Iaria justifica que “a vantagem de usar o inglês é que essa língua, falada em países predominantes em escala mundial, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, passou a ser a língua franca em todos os continentes, e dessa forma intermediando todos os tipos de comunicação humana, prevalecendo sobre todas as outras línguas”. (Figura 1)


Figura 1. Capas da revistas Ciência & Cultura mostram suas modificações ao longo do tempo
(Reprodução)

 

Porém, após a Reunião Anual da SBPC de 2000, realizada em Brasília, ela volta a ser publicada em português. No mesmo ano, a publicação passa a ter suporte técnico do Laboratório de estudos Avançados (Labjor), da Unicamp, e a ser dirigida por Carlos Vogt, então vice-presidente da SBPC na gestão de Glaci Zancan, que ficou à sua frente de 2000 a 2007 e de 2018 a 2021. Após 20 anos sendo produzida no Labjor, a revista volta a ser publicada na SBPC em 2022, quando passa por uma reformulação e torna-se inteiramente digital — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes e históricos veículos de divulgação científica do País.

 

Modernização

A reformulação da revista visa possibilitar um maior engajamento com as diversas plataformas e mídias sociais. “Desta forma, buscamos não apenas modernizar a revista, mas também ampliar nosso alcance e impacto na sociedade, além de estimular uma maior proximidade e interação entre ciência, cultura e a população”, aponta Chris Bueno, editora-executiva da revista. A publicação passou por fases diversas, mas sempre buscou informar a comunidade científica sobre questões importantes para a ciência no Brasil, contribuindo para o debate de grandes temas científicos e culturais da atualidade, atraindo a atenção das novas gerações de pesquisadores e oferecendo conteúdos para uma reflexão sobre tais temas.

 

De publicação trimestral, a cada edição a revista escolhe um tema para abordá-lo do ponto de vista da ciência, cultura, arte e filosofia. Todos os meses, um novo capítulo é publicado, trazendo novos artigos, ensaios, reportagens jornalísticas, textos de opinião, vídeos, podcasts e muito mais. Desde sua reformulação, já foram abordados temas como “Bicentenário da Independência – Povos e Lutas”, “A Semana de Arte Moderna e o Século Modernista – Extensões”, “200 anos de Ciência e Tecnologia no Brasil”, “Ciência & Vida” e “Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável”. A edição sobre o Bicentenário da Independência, aliás, ficou entre as 10 mais visualizadas do período no Acervo Digital da SBPC: 5º lugar com 872 acessos.

 

Edições

Hoje a revista tem 74 anos e de 462 edições. Para preservar sua memória, uma parceria entre a SBPC e a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional (BN), viabilizou a digitalização de toda sua coleção até 2017. Todos os números podem ser consultados no site da Hemeroteca Digital Brasileira. As edições também estão disponíveis no Scielo (a partir de 2002) e no Acervo Digital da SBPC (a partir de 2007). Além de poder ler todas as edições da revista online, também é possível ouvir e assistir seus conteúdos através dos canais no YouTube e no Spotifty (e em diversos outros tocadores).

“A divulgação científica é decisiva para melhorar a qualidade do conhecimento da população em geral”, afirmou Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no lançamento da nova versão da revista. “Nosso grande desafio é saber comunicar a ciência para as pessoas leigas e mostrar como a ciência pode melhorar suas vidas. Isso vale também na educação, especialmente na educação básica. Se conseguirmos mostrar para as crianças e os adolescentes como a física, a química, até mesmo a filosofia têm um impacto positivo sobre a vida delas, podemos ter ganhos significativos na qualidade do conhecimento”.


Saiba mais

Lançamento da versão digital da revista Ciência & Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados