indígenas

Dia Internacional dos Povos Indígenas destaca papel da juventude

Unesco aponta diversidade cultural e pede proteção aos direitos dos povos originários.

 

Com foco na juventude, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas neste 9 de agosto. Apesar de suas diferenças culturais, os povos indígenas de todo o mundo compartilham problemas comuns relacionados à proteção de seus direitos como povos distintos.

Segundo a agência da ONU, muitos povos indígenas continuam a ser confrontados com a marginalização, pobreza extrema e outras violações dos direitos humanos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressalta que, em todo o mundo, os povos indígenas enfrentam sérios desafios, com as suas terras e recursos ameaçados, seus direitos minados e sua persistente vulnerabilidade à marginalização e à exclusão.

Para o chefe da ONU, a juventude indígena está ajudando a lutar contra isso. Ele destaca o papel dos jovens na “criação de mudanças e na moldagem do futuro” e afirma ser vital que a juventude indígena, tanto as mulheres quanto os homens, esteja envolvida nos processos de tomada de decisão.

Os conhecimentos e tradições indígenas estão profundamente enraizados no desenvolvimento sustentável e podem ajudar a resolver muitos desafios comuns do momento atual. A ONU pede que haja compromisso em garantir os direitos individuais e coletivos da juventude indígena, bem como em apoiar o seu envolvimento nos diálogos globais e na tomada de decisões.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), os povos indígenas vivem em todas as regiões do mundo e possuem, ocupam ou usam cerca de 22% da área terrestre global. Eles somam entre 370 e 500 milhões de pessoas e representam a maior parte da diversidade cultural do mundo. A Unesco ainda destaca que eles falam a maioria das cerca de 7 mil línguas do mundo e representam cinco mil culturas diferentes.

Com informações da ONU News

 

Foto: UN Women Ecuador/Johis Alarcón
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados