epidemias

As grandes epidemias: lições passadas para um presente desafiador

Série de vídeos do Butantan explora as grandes doenças que desafiaram a saúde pública

 

Depois da pandemia da covid-19 (que ainda paira sobre nós), a compreensão do passado se torna crucial para a melhoria do presente e do futuro. O Museu de Microbiologia do Instituto Butantan apresenta a série de vídeos “As Grandes Epidemias“, abordando cinco importantes doenças históricas: peste bubônica, varíola, gripe espanhola, meningite e AIDS. A série oferece um mergulho na história, revelando que a peste bubônica dizimou cerca de um quarto da população europeia no século XIV, a varíola foi utilizada como arma contra populações indígenas no século XVI, a gripe espanhola teve origem nos Estados Unidos pós-Primeira Guerra Mundial, um surto de meningite atingiu o Brasil nos anos 1970 e como os medicamentos antirretrovirais transformaram a vida dos portadores de HIV. Com fotos, ilustrações, depoimentos de especialistas do Butantan e renomados profissionais da medicina brasileira, os vídeos proporcionam uma valiosa compreensão de como a história das epidemias impactou e continua a moldar nossa realidade atual, além de realçar a importância das boas condições sanitárias para conter a disseminação de microrganismos patogênicos.

Confira!

 

A peste

O primeiro vídeo da série aborda a peste bubônica, uma doença bacteriana que assolou a Europa no século XIV, dizimando um quarto de sua população.

 

A varíola

Uma das doenças mais devastadoras da história, erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1980, volta a preocupar devido a temores de seu uso como arma biológica.

 

Influenza

Um misterioso vírus desencadeou a devastadora “Gripe Espanhola” entre 1918 e 1919, marcando um capítulo crucial na história da saúde pública. Suspeita-se que a origem desse vírus esteja ligada a aves e suínos, e ao longo do tempo, suas mutações e recombinações o tornaram altamente patogênico para os humanos, com uma eficiência de transmissão significativa.

 

A meningite

Uma onda de meningite meningocócica varreu o Brasil em 1974, sobretudo em São Paulo e Rio de Janeiro, desencadeando uma corrida pela produção de vacinas. O laboratório dirigido por Charles Mérieux, em Lyon, França, foi o único a oferecer a produção. Em poucos meses, as vacinas chegaram, contendo a epidemia e ressaltando a crucial importância da vacinação.

 

A Aids

A AIDS, causada pelo vírus HIV, é uma doença crônica que compromete o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a outras infecções. Se esta enfermidade tivesse surgido no século XIX ou início do XX, teria acarretado sérias complicações, dado o cenário científico da época. No entanto, avanços significativos no controle e prevenção da epidemia, assim como no desenvolvimento de medicamentos, garantem uma vida mais saudável e produtiva para aqueles afetados pelo vírus.

 

Capa. “Triunfo da morte”, do holandês Pieter Bruegel, 1562
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados