phones

Unesco divulga plano contra desinformação e discurso de ódio nas redes sociais

Agência defende regulação protegendo liberdade de expressão e direitos humanos

 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) alertou nesta segunda-feira (06) sobre a crescente ameaça da desinformação e do discurso de ódio online, apontando para um panorama que afeta a estabilidade e coesão social. Com mais de 10 mil contribuições de 134 países ao longo de 18 meses, a organização delineou um plano de ação inédito, descrevendo sete princípios e medidas concretas.

Entre as diretrizes propostas pela Unesco, destaca-se a necessidade de considerar o impacto nos direitos humanos em todas as fases do processo decisório. A implementação de reguladores públicos independentes em âmbito global, para evitar discrepâncias nas regulamentações nacionais, é outro ponto crucial. A organização ainda advoga por uma moderação de conteúdo em escala, em todos os idiomas e regiões.

Além disso, a Unesco pressiona pela transparência e responsabilidade nos algoritmos das plataformas digitais, focando em garantir informações confiáveis, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de preservar a liberdade de expressão. Os esforços se estendem a questões eleitorais e emergenciais, com medidas de alerta e transparência na publicidade política.

A divulgação desse plano pela Unesco acompanha uma pesquisa com mais de 8 mil entrevistados em 16 países, previstos para realizar eleições em 2024. Os resultados revelam uma preocupação generalizada (85%) com o impacto da desinformação online, onde 87% acreditam que tal desinformação já influencia significativamente a vida política de seus países. Com 88% pedindo intervenção governamental e regulatória para resolver rapidamente o problema, a pressão sobre a regulamentação das redes sociais é evidente.

A iniciativa da Unesco foi saudada por reguladores independentes em diversas regiões do mundo, que se mostraram dispostos a aplicar as medidas propostas. O plano será implementado ao longo dos próximos anos, com destaque para a primeira Conferência Mundial de Reguladores planejada para meados de 2024, enquanto a organização apoiará seus Estados-membros na implementação dessas diretrizes, com apoio financeiro prometido.

Este projeto específico destina-se a conter a disseminação de desinformação e ódio nas redes, além de garantir a integridade eleitoral e a liberdade de expressão, envolvendo reguladores independentes e a transparência nas plataformas digitais. É uma resposta clara a um problema que afeta a coesão social e os processos democráticos em nível global.

Com informações da ONU News e Unesco

 

Capa. Gian Cescon/ Unsplash. Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados