revistas - 1

Ciência & Cultura 75 anos: Leia todas as edições da revista no acervo digital

Revista é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil e possui mais de 460 edições.

 

A revista Ciência & Cultura é um dos mais antigos — e importantes — veículos de divulgação científica do país. E se você quiser saber mais sobre a história dessa publicação, sendo um marco para a institucionalização da ciência no País, pode acessar todos os seus números online!

Com 75 anos e 464 edições, vários projetos mantêm viva sua memória. Uma parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional (BN) viabilizou a digitalização de toda sua coleção até 2017. Todos os números podem ser consultados no site da Hemeroteca Digital Brasileira.

As edições da revista também estão indexadas e disponíveis para a consulta no portal Scielo, nas versões HTML e PDF (a partir de 2002) e no Acervo Digital da SBPC (a partir de 2007). Além de poder ler todas as edições da revista online, também é possível ouvir e assistir seus conteúdos através dos canais no YouTube e no Spotifty (e em diversos outros tocadores).

A publicação passou por fases diversas, mas sempre visou informar a comunidade científica sobre questões importantes para a ciência no Brasil, contribuindo para o debate de grandes temas científicos e culturais da atualidade, atraindo a atenção das novas gerações de pesquisadores e oferecendo conteúdos para uma reflexão sobre tais temas.

De publicação trimestral, a cada edição a revista escolhe um tema para abordá-lo do ponto de vista da ciência, cultura, arte e filosofia. Todos os meses, um novo capítulo é publicado, trazendo novos artigos, ensaios, reportagens jornalísticas, textos de opinião, vídeos, podcasts e muito mais.

 

História

 Ciência & Cultura foi idealizada por José Reis (1907-2002), que a dirigiu de 1949 a 1954 e de 1972 a 1985. Em 1968, ela passou por sua primeira remodelação, recebendo um tratamento gráfico mais artístico. Nos anos 1990, ocorreu outra grande transformação: a revista passou a ser publicada integralmente em inglês, tornando-se o “Journal of the Brazilian Association for the Advancement of Science”. Porém, após a Reunião Anual da SBPC de 2000, realizada em Brasília, ela voltou a ser publicada em português. No mesmo ano, a publicação passou a ter suporte técnico do Laboratório de estudos Avançados (Labjor), da Unicamp, e a ser dirigida por Carlos Vogt, então vice-presidente da SBPC na gestão de Glaci Zancan, que ficou à sua frente de 2000 a 2007 e de 2018 a 2021. Após 20 anos sendo produzida no Labjor, a revista voltou a ser publicada na SBPC em 2022, quando se tornou inteiramente digital — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes e históricos veículos de divulgação científica do País.

 

Acesse e conheça o acervo da Ciência & Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados