farm

Mulheres rurais na vanguarda da inovação agrícola no Brasil

Ter dados por gênero é essencial para melhorar políticas rurais.

 

Um estudo revelador da AgTech Innovation, sediada em Piracicaba, São Paulo, ressalta o papel fundamental das mulheres na adoção de tecnologias e na automatização das explorações agrícolas rurais no Brasil. Apesar disso, a contribuição dessas mulheres muitas vezes permanece invisível.

Conforme a pesquisa de 2021, 52% das mulheres rurais estão envolvidas na inovação pré-produtiva, abrangendo aspectos como maquinário, produtos químicos, sementes e logística. Além disso, 59% participam ativamente no processo produtivo, desde o plantio até o processamento, enquanto 34,3% incorporam inovação na pós-produção, incluindo armazenamento e distribuição.

O relatório “Mulheres na Pecuária” destaca que a estrutura de gênero na sociedade brasileira reflete-se no trabalho agrícola. Tarefas relacionadas ao cuidado e à subsistência, frequentemente, recaem sobre as mulheres, embora não sejam reconhecidas como atividades econômicas geradoras de renda para a família. A pesquisa revela que metade das propriedades administradas por mulheres no Brasil são dedicadas à criação de gado, enquanto 37% se dedicam à criação de aves. No entanto, a liderança agrícola na pecuária ainda é predominantemente masculina, com mulheres frequentemente excluídas da sucessão nas fazendas.

Francisca Neri, presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Betânia, no Piauí, Nordeste do Brasil, testemunhou essa realidade em primeira mão. Filha de agricultores, Neri entrou no mundo da pecuária e enfrentou a desconfiança em relação à sua liderança por ser mulher.

Apesar dos obstáculos, Neri destaca que a gestão feminina agrega sensibilidade e visão ampla ao negócio. Ela afirma que as mulheres têm a capacidade de entender as necessidades do campo de forma mais holística, destacando-se na detecção de problemas e soluções.

Contudo, Alessandra Galiè, líder do grupo de trabalho de gênero do Instituto Internacional de Investigação Pecuária, ressalta que globalmente menos de 15% dos proprietários de terras são mulheres, o que limita o acesso delas aos mercados e serviços de apoio.

Para De Mori, é crucial dar mais visibilidade ao trabalho das mulheres rurais e produzir mais pesquisas sobre o tema. Ela destaca que a produção científica pode impulsionar inovações que facilitem o trabalho das mulheres e embasar políticas públicas que atendam às suas necessidades.

Galiè concorda, enfatizando a importância de coletar dados desagregados por gênero nas áreas rurais para orientar políticas eficazes. Ambas acreditam que uma igualdade de condições entre homens e mulheres nas zonas rurais é essencial para um modelo sustentável de produção alimentar.

Em última análise, o reconhecimento e o apoio às mulheres rurais não apenas promovem a igualdade de gênero, mas também impulsionam a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola brasileiro.

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados