cesar lattes capa

Lei inscreve o físico César Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O registro do nome de César Lattes no Livro foi aprovado pelo Congresso Nacional.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira (11/04) o reconhecimento do renomado cientista brasileiro Cesare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como César Lattes, ao sancionar a lei nº 14.839. Com esta medida, Lattes será inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Nascido em Curitiba em 1924, filho de imigrantes italianos, Lattes destacou-se como pioneiro na física de partículas. Sua trajetória, que teve início com sua formação em física e matemática pela Universidade de São Paulo, foi marcada por importantes descobertas. Ele ganhou renome por seus estudos sobre raios cósmicos e pela descoberta do méson pi, realizado em conjunto com Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell na Universidade de Bristol. Esta descoberta foi tão significativa que contribuiu para a atribuição do Prêmio Nobel de Física a Powell em 1950.

A Lei 14.839/24, sancionada sem vetos pelo presidente Lula, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de abril. A legislação, originada do Projeto de Lei 1631/22, dos ex-deputados Milton Coelho (PE) e Gustavo Fruet (PR), foi aprovada pela Câmara no ano passado e pelo Senado neste ano.

“César Lattes é um dos nomes mais importantes da ciência brasileira, e esta honraria é um merecido reconhecimento às suas contribuições”, destacaram os parlamentares autores do projeto.

César Lattes (1924-2005) graduou-se em física pela Universidade de São Paulo em 1943. Sua comprovação, junto com Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, da existência da partícula subatômica méson pi (píon) foi um marco fundamental em sua carreira.

Além disso, Lattes é um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A instituição presta homenagem ao físico por meio da Plataforma Lattes, um portal utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, onde o nome de César Lattes será inscrito, encontra-se no memorial cívico do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Este livro é dedicado aos brasileiros e brasileiras que contribuíram para a defesa e construção do país.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados