C&C 2E24 - editorial 2002 - capa site

Volta às raízes

Em 2002 revista volta a ser publicada em português e passa a seguir uma linha temática

 

A revista Ciência & Cultura nasceu em 1949, um ano depois da fundação da SBPC. Teve em sua equipe de redação José Reis, Marcello Damy de Souza Santos, Heinrich Rheinboldt, Viktor Leinz e Carlos Arnaldo Krug, além de Newton Freire-Maia, como secretário de redação.

José Reis, a quem é dedicada, in memoriam, a revista nesta sua terceira fase, foi seu idealizador, dirigindo-a por dois longos períodos: o primeiro, de 1949 a 1954; o segundo, de 1972 a 1985.

 

“O projeto editorial da revista para esta terceira fase condensou no binômio Temas e Tendências o seu novo formato.”

 

Em 1991, a partir do volume 43, a revista, tendo como editor Luiz Rodolpho Travassos, sai, bimestralmente, em inglês e cumpre, com qualidade e esmero, os objetivos de difusão científica a que se propunha.

Na Reunião Anual de julho de 2000, em Brasília, o Conselho Deliberativo da SBPC decidiu que a Ciência & Cultura, adotando uma linha mais temática, deveria voltar a ser publicada em português.


Figura 1. Capa da primeira edição de 2002 da revista Ciência & Cultura
(Foto: Acervo)

 

Seguindo essa recomendação, o projeto editorial da revista para esta terceira fase, disponível na página http://www.sbpcnet.org.br, da SBPC, condensou no binômio Temas e Tendências o seu novo formato.

Foi escolhido, pela sua importância científica, atualidade, relevância e alcance sociais o tema da Violência, e, convidado o professor Sérgio Adorno, do Núcleo de Estudos da Violência, da USP, para coordenar a produção dos artigos que integram o núcleo temático deste primeiro número da Ciência & Cultura, na verdade, o número 54 de sua já longa história.

 

“Possamos nós, todos os que integram o corpo editorial da revista, cumprir, retomando-o do início e renovando-o sempre, o papel que José Reis e seus colaboradores tão bem desenharam.”

 

A revista continua a contar com o apoio do CNPq, traz o apoio da Fapesp, teve o apoio do Instituto Uniemp para a elaboração e desenvolvimento gráfico de seu projeto, é realizada com o suporte técnico do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e tem como autores institucionais a SBPC e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Ciência & Cultura, que hoje se apresenta ao público científico e a todos os que se interessam pelos problemas da Ciência, é […] órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Aparecerá quatro vezes por ano, com artigos e notas originais, além de variada informação que sirva para difundir não só os conhecimentos que a Ciência vai acumulando, mas também os dados relativos à projeção desses conhecimentos na sociedade. Espera ainda a revista, como órgão que é da SBPC, servir de aproximação dos cientistas entre si, e destes com o público, entre todos desenvolvendo forte e indispensável sentimento de solidariedade e compreensão.”

Possamos nós, todos os que integram o corpo editorial da revista, cientistas e jornalistas, cumprir, retomando-o do início e renovando-o sempre, o papel que José Reis e seus colaboradores tão bem desenharam no texto acima, de apresentação do Volume 1, n.º 1-2 da Ciência & Cultura, de janeiro e abril de 1949.


Texto publicado originalmente em:
Vogt, Carlos. Editorial. Cienc. Cult. 2002, vol.54, n.1.
Leia o texto original em:
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Capa. Ciência & Cultura inaugura nova fase em 2002, contando com um núcleo temático e com o apoio do Labjor
(Foto: Centro de Memória SBPC. Reprodução)
Carlos Vogt

Carlos Vogt

Carlos Vogt é professor emérito da Unicamp e pesquisador emérito do CNPq. Também foi reitor da Unicamp (1990-1994) e presidente da Fapesp (2002-2007). É coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), diretor de redação da revista de divulgação científica ComCiência e diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel.
Carlos Vogt é professor emérito da Unicamp e pesquisador emérito do CNPq. Também foi reitor da Unicamp (1990-1994) e presidente da Fapesp (2002-2007). É coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), diretor de redação da revista de divulgação científica ComCiência e diretor-presidente da Fundação Conrado Wessel.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados