De 7 a 13 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o maior evento científico da América Latina: uma semana intensa de debates, descobertas científicas e programação cultural.
Prepare-se para uma semana intensa de ciência, cultura e debates na 76ª Reunião Anual da SBPC. De 7 a 13 de julho, Belém sediará a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, gratuito e aberto ao público, promete uma semana intensa de debates, descobertas científicas e programação cultural.
A cerimônia de abertura, no histórico Theatro da Paz, no domingo (07/07), dará início a esta celebração do conhecimento. Nos dias seguintes, o campus Guamá da UFPA será o epicentro de mais de 286 atividades científicas, minicursos e dezenas de atividades culturais, abordando o tema central “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.
Neste ano, representantes de cinco pastas ministeriais realizarão conferências no evento, entre os dias 8 e 12 de julho: Luciana Santos (MCTI), Nísia Trindade (MS), Marina Silva (MMA), Simone Tebet (MMO) e Camilo Santana (MEC).
Os minicursos presenciais estão de volta nesta 76ª edição da Reunião Anual da SBPC. Serão oferecidos 46 minicursos no campus Guamá da UFPA e 32 webminicursos online, totalizando 78 cursos em diversas áreas do conhecimento.
A Sessão de Pôsteres apresentará 391 trabalhos de pesquisa científica e tecnológica, experiências de ensino-aprendizagem e relatos de caso, sendo 209 deles apresentados presencialmente.
Ciência e sustentabilidade em foco
A 76ª RA promete ser um marco no debate sobre o futuro sustentável do Brasil, segundo o presidente Renato Janine Ribeiro. “Queremos focar no futuro e na importância de que esse futuro seja construído junto às populações amazônicas”, afirma. O presidente da SBPC enfatiza a defesa de uma economia sustentável que valorize essas comunidades, a quem o mundo deve o manejo e a preservação da floresta. “Estamos conduzindo nossas reuniões anuais com essa sequência de prioridades, visando sempre ao progresso científico aliado à justiça social e ambiental”, conclui.
Além de receber a Reunião da SBPC neste ano, Belém também foi escolhida para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em 2025. Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, destaca que a questão ambiental será um dos principais focos da reunião. “Vivemos eventos climáticos extremos que se tornaram uma preocupação não só para cientistas, mas para toda a sociedade. Realizar esta reunião na Amazônia, especialmente com a COP30 se aproximando, coloca em destaque a urgência de encontrar soluções locais para problemas globais”, comenta.
O reitor da UFPA e presidente da comissão executiva local da 76ª RA, Emmanuel Zagury Tourinho, ressalta que o público pode esperar um evento com intensa participação da comunidade científica brasileira, uma rica programação artística e cultural, e a forte presença de representantes dos povos e comunidades amazônicas. “UFPA e SBPC vêm trabalhando intensamente para garantir uma infraestrutura confortável e uma programação rica, com debates de temas centrais para a sociedade brasileira hoje,” diz.
Atividades lúdicas e culturais
A SBPC não esquece dos pequenos cientistas e lança neste ano uma novidade: o Espaço “Infâncias Mairí na SBPC”, que oferecerá oficinas de iniciação científica para crianças menores de cinco anos. A programação inclui atividades como a “Usina de pigmentos naturais” e a “Química das bolhas de sabão”. A abertura deste espaço contará com a participação especial de 250 crianças das regiões ribeirinhas, transportadas em um cortejo de barcos escolares, que chegarão no recém-reformado píer da UFPA, no dia 8 de julho, dia em que a SBPC comemora 76 anos de fundação.
Os participantes também poderão explorar a cultura alimentar paraense no “Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”, onde haverá degustações de pratos típicos e aulas show de culinária.
O evento contará ainda com a “Feira da Economia Solidária e Diversidade”, que reunirá mais de 40 expositores, promovendo produtos naturais e artesanatos de todo o País.
A temática Afro e Indígena será amplamente abordada em espaços como a Maloca da Beira do Rio e a Tenda Afro e Indígena, com rodas de conversa, oficinas e exposições culturais. Esses locais servirão como vitrines para expressar as identidades e lutas desses grupos, promovendo o encontro de saberes e fazeres.
Durante toda semana, a SBPC Cultural trará uma rica programação artística que promoverá a interconexão entre ciência e cultura por meio de diversas expressões artísticas. Coletivos populares locais e grupos de música, teatro e dança da UFPA realizarão apresentações no campus Guamá nos intervalos das atividades científicas, proporcionando momentos de descontração e inspiração aos participantes. Além das atividades no campus, os participantes terão a oportunidade de explorar a cultura paraense mais a fundo com programações que ocorrerão em diferentes pontos de Belém.
ExpoT&C e SBPC Jovem
A ExpoT&C, uma das atrações mais aguardadas, trará mais de 45 expositores de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e setor empresarial, apresentando novas tecnologias e inovações desenvolvidas aqui no Brasil. Desde avanços na biotecnologia e na ciência dos materiais até inovações em tecnologias de informação e comunicação, a ExpoT&C mostrará como a pesquisa científica e tecnológica brasileira está na vanguarda do desenvolvimento global.
E com atrações “mão na massa” para todas as idades, a SBPC Jovem oferecerá 71 estandes com oficinas, rodas de conversa e bate-papos com cientistas, além de atrações como planetário, o Circo da Ciência e o Ciência Móvel. Os visitantes terão a oportunidade única de uma experiência imersiva, explorando diferentes aspectos da ciência de maneira prática e interativa.
Encerramento Especial
Para finalizar a semana com chave de ouro, o Dia da Família na Ciência será realizado no dia 13 de julho, nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C. Será um sábado para que crianças, jovens, adultos e idosos possam participar de diversas experiências científicas, todas cuidadosamente planejadas para despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento. Para tornar o dia ainda mais especial, serão realizadas apresentações culturais que misturam ciência e arte, mostrando como esses dois mundos se complementam e enriquecem mutuamente.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/. Neste mesmo portal, os jornalistas interessados em cobrir a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) podem fazer seu credenciamento.
Jornal da Ciência