Publicação passou a contar com novos recursos, como vídeos e podcasts
A revista Ciência & Cultura é um dos mais antigos — e importantes — veículos de divulgação científica do país. Criada em 1949, no ano seguinte à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a revista se consolidou como uma das publicações científicas mais relevantes do Brasil. Ao longo de seus 75 anos, a publicação procurou se comunicar tanto com o grande público quanto com a comunidade científica e leitores especializados, tornando-se uma importante ferramenta para os debates contemporâneos.
A Ciência & Cultura passou por fases diversas, mas sempre visou informar a comunidade científica sobre questões importantes para a ciência no Brasil, contribuindo para o debate de grandes temas científicos e culturais da atualidade, atraindo a atenção das novas gerações de pesquisadores e oferecendo conteúdos para uma reflexão sobre tais temas. Sua última reformulação ocorreu em 2022, quando se tornou totalmente digital e passou a contar com novos recursos — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes e históricos veículos de divulgação científica do País. A reformulação da revista visa possibilitar um maior engajamento com as diversas plataformas e mídias sociais, ampliando seu alcance e o seu impacto na sociedade.
As edições da revista são de acesso aberto (open access), de caráter multidisciplinar, e estão disponíveis online no site da revista e também na plataforma Scielo. De publicação trimestral, a cada edição a revista escolhe um tema para abordá-lo do ponto de vista da ciência, cultura, arte e filosofia. Todos os meses, um novo capítulo é publicado, trazendo novos artigos, ensaios, reportagens e textos de opinião. Além disso, com a digitalização, a revista passou a contar com um blog, com notícias e entrevistas exclusivas, e uma newsletter.
A publicação também passou a contar com podcasts e vídeos que combinam cultura, tecnologia, inovação, arte e filosofia em histórias contadas por cientistas, jornalistas e pensadores. Todo mês, um novo episódio mostra como a ciência conecta todos os aspectos da nossa vida, nos levando a novas maneiras de pensar, novas conexões e novos setores.
Um marco da divulgação científica no Brasil
A Ciência & Cultura é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil. Ela nasceu visando a difundir o conhecimento científico e promover uma aproximação entre cientistas e o público, visando ser “aberta não apenas a cientistas, mas a todos os que se interessem pela ciência, por suas aplicações e pelas consequências destas”, conforme se lê na contracapa de sua primeira edição.
Nesses 75 anos, já foram publicadas 466 edições. E suas páginas já divulgaram textos de grandes nomes da ciência nacional e mundial, como Albert Einstein, Robert Oppenheimer, Carolina Bori e Johanna Döbereiner.
As edições da revista também estão indexadas e disponíveis para a consulta no portal Scielo, nas versões HTML e PDF (a partir de 2002) e no Acervo Digital da SBPC (a partir de 2007). Uma parceria entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional (BN) viabilizou a digitalização de toda sua coleção até 2017. Todos os números podem ser consultados no site da Hemeroteca Digital Brasileira.