internet capa site

A história da internet no Brasil

Confira a história dos primeiros momentos da rede mundial de computadores no Brasil – e como ela conquistou o coração dos brasileiros

 

Ela está em todo o lugar o tempo todo, e está tão conectada ao nosso dia a dia que é difícil imaginar nossa vida sem ela. Mas você sabe como tudo começou? A história da internet remonta à Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética competiam pelo domínio geopolítico. Em meio a essa tensão, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por meio da Advanced Research Projects Agency (ARPA), desenvolveu a Arpanet para facilitar a troca de informações entre pontos distantes, visando melhorar estratégias militares. (Figura 1)


Figura 1. Representação visual da disseminação da ARPANET em setembro de 1974.
(Fonte: Britannica. Reprodução)

 

Em 1958, a ARPA foi criada para desenvolver um sistema que permitisse a troca de informações entre centros militares, de pesquisa e o Pentágono, pensando também na defesa do país em caso de guerra nuclear. Sob a liderança de Robert Taylor e Lawrence Roberts, e com a colaboração de muitos cientistas, surgiu a Arpanet, utilizando a tecnologia de Wide Area Networks (WAN).

O marco histórico ocorreu em 29 de outubro de 1969, quando a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford foi estabelecida, enviando o primeiro e-mail. Na época, apenas quatro computadores nos Estados Unidos eram capazes de suportar essa transmissão. (Figura 2)


Figura 2. O primeiro e-mail foi enviado entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford
(Fonte: Dan Murphy’s TECO, TENEX, and TOPS-20 Papers. Reprodução)

 

Na década de 1970, a Arpanet passou a ser usada por pesquisadores e militares, e o e-mail tornou-se o principal meio de comunicação. Com o aumento do uso, surgiu a necessidade de padronizar os protocolos de comunicação, levando à criação do TCP/IP em 1983, tecnologia que ainda usamos hoje. A popularidade da Arpanet cresceu tanto que os militares decidiram separar suas redes das dos pesquisadores, criando a Milnet para uso exclusivo militar. Enquanto isso, a Arpanet continuava a ser usada para fins comerciais e acadêmicos, com a internet ganhando força como o principal meio de comunicação global.

Em 1986, a National Science Foundation (NSF) criou a NSFNET, considerada a espinha dorsal da internet atual, ampliando ainda mais o uso da rede. Desde então, a internet evoluiu continuamente, conectando pessoas de diferentes partes do mundo e transformando a maneira como vivemos e nos comunicamos.

 

Expansão da internet e revolução digital

A revolução digital foi ainda mais impulsionada pelo cientista britânico Tim Berners-Lee, que, na década de 1990, criou a World Wide Web (WWW). Este sistema transformou a forma como interagimos com a internet, democratizando o acesso e a comunicação. A Arpanet foi descontinuada em 1990, substituída pela NSFNET, que, com a WWW, levou a internet a um público mais amplo, resultando na criação de milhares de sites até o final do século XX. A criação da WWW permitiu o uso comercial e privado da internet, mudando a vida das pessoas. A internet tornou-se essencial para comunicação por e-mail, leitura de jornais digitais, movimentação bancária e compras online. (Figura 3)


Figura 3. Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web
(Fonte: Reprodução)

 

Os anos 1990 ficaram conhecidos como o “boom da internet” devido à popularização global, com o surgimento de novos navegadores e o aumento do número de usuários. Isso levou à proliferação de sites, chats e redes sociais como Orkut, Facebook, MSN e Twitter, transformando a internet em uma teia global de computadores conectados. A década também viu o nascimento de gigantes da tecnologia, como a Google em 1997, e o advento dos smartphones e redes sociais no século XXI, revolucionando ainda mais nossa interação digital.

 

A internet no Brasil

A internet deu seus primeiros passos no Brasil em 1988, conectando universidades e centros de pesquisa. O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, foi pioneiro ao estabelecer uma conexão com a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou o Alternex, um provedor que permitiu o acesso regular à internet para centros de pesquisa e universidades.

Em 1989, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) criou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para implementar uma infraestrutura de internet pelo país. Até 1995, a RNP atuou principalmente na comunidade acadêmica e de pesquisa. Um marco significativo foi a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, conhecida como Eco-92, que se tornou o primeiro evento no Brasil com conexão à internet. (Figura 4)


Figura 4. Em 1992, a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, conhecida como Eco-92, tornou-se o primeiro evento no Brasil com conexão à internet.
(Fonte: Michos Tzovaras/UN/ Agência Senado. Reprodução)

 

A internet só foi disponibilizada para o público e para fins comerciais entre 1994 e 1995. Nesse período, a estrutura da RNP deixou de ser exclusiva para a academia e passou a atender demandas comerciais. Esse avanço foi seguido pelo surgimento de portais, redes sociais e serviços online, transformando a comunicação e os negócios no país.

Em 2014, o Marco Civil da Internet estabeleceu direitos e deveres para o uso da rede no Brasil, refletindo sua importância crescente na sociedade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2021, 90% das residências brasileiras tinham acesso à internet, demonstrando o impacto profundo da conectividade.

A internet não apenas revolucionou a comunicação, mas também moldou a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Desde o surgimento dos primeiros navegadores na década de 90, até o desenvolvimento das redes sociais como Orkut, Facebook, MSN e Twitter, a internet se tornou uma teia global que conecta bilhões de pessoas em todo o mundo. A transição da era analógica para a digital transformou radicalmente nossas vidas, desde a comunicação até as compras, entretenimento e relações pessoais. A história da internet no Brasil é uma jornada de inovação e adaptação, refletindo a evolução da “sociedade da informação” em que vivemos.

 

Capa. De projeto militar à rede global, a internet revolucionou o modo como vivemos
(Foto: Freepik.com. Reprodução)
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados