acervo

Banco de dados reúne cerca de 15 mil referências sobre a Independência do Brasil

Acervo com textos publicados a partir de 1832 estará disponível ao público

Cerca de 15 mil referências sobre a Independência do Brasil e também sobre o contexto da época. Esse é o resultado de um levantamento realizado pelos historiadores João Paulo Pimenta e César Augusto Atti, que vai se transformar na Bibliografia da Independência. Iniciado há oito anos, a ideia é que o repositório de fontes esteja disponível ao público no segundo semestre deste ano.

O levantamento inclui referências de livros, artigos de imprensa e de periódicos acadêmicos, teses e dissertações, além de verbetes de enciclopédias e dicionários publicados entre 1832 e 2021. A maioria dos documentos está português, mas há também textos em inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, russo e sueco. O trabalho chamou a atenção de outros especialistas, que se uniram para colaborar com o projeto. Hoje a equipe conta com cinco estudantes de graduação e pós-graduação em história da USP, Unifesp e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Há cerca de um ano o banco de dados começou a ser montado e deve ser abrigado em um site que também está sendo desenvolvido pela equipe. As referências são classificadas com base em dois tipos de descritores: os espaciais e os temáticos. O material também foi elencado em um conjunto de pelo menos 42 temas. Assim o pesquisador pode chegar mais facilmente ao material que procura por intermédio de palavras-chave.

* Com informações da Revista Fapesp

 

Imagem de capa: O livro Grandes vultos da Independência brasileira, de 1922, Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados