ubirajara

O dinossauro brasileiro e a descolonização da ciência fóssil

Descoberta de espécie desencadeou movimento latino-americano para extinguir paleontologia colonial

Ubirajara jubatus. Este é o nome do primeiro dinossauro encontrado no Hemisfério Sul que exibia o que eram provavelmente os precursores das penas modernas. Mas isso é apenas um dos motivos que o tornaram um fóssil famoso. O outro — bem mais polêmico — é o fato de que, apesar de o fóssil de 110 milhões de anos ter sido coletado no Brasil décadas antes, nenhum paleontólogo brasileiro tinha ouvido falar dele.

A publicação do artigo sobre o fóssil brasileiro na edição de março de 2020 da revista Cretaceous Research é apenas o mais recente caso do que alguns pesquisadores chamam de “colonialismo paleontológico”, que é quando cientistas de nações ricas obtêm espécimes de países de baixa e média renda sem envolver pesquisadores locais e depois armazenam os fósseis no exterior.

A prática do colonialismo paleontológico é considerada ilegal por muitas nações. Segundo a lei brasileira, os fósseis do país pertencem ao Estado. Mas não é só: a prática também pode privar as nações de conhecimento e patrimônio.

Impacto

A publicação do artigo sobre o Ubirajara jubatus na revista acabou provocando uma revolução. Ao tomarem conhecimento sobre o fóssil, pesquisadores brasileiros protestaram contra o artigo e pediram a devolução do fóssil através da campanha no Twitter #UbirajaraBelongstoBR (Ubirajara pertence ao Brasil). O artigo acabou sendo retratado e atualmente o Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha, está negociando a devolução do espécime ao Brasil.

O incidente também levou paleontólogos e associações de paleontologia em toda a América Latina a unir forças para acabar com a prática. O movimento crescente está até atraindo o interesse de cientistas da Mongólia e de outros países além da América Latina afetados pela paleontologia colonial.

O resultado tem sido a publicação de artigos investigando a extensão do colonialismo paleontológico. Um relatório publicado em março deste ano na Royal Society Open Science revisou décadas de artigos descrevendo fósseis do México e do Brasil. Os autores analisaram quase 200 estudos publicados entre 1990 e 2021 e descobriram que mais da metade não incluía pesquisadores locais. Dos fósseis brasileiros descritos, 88% foram armazenados fora do Brasil. O artigo também descobriu que nenhum dos estudos revisados tinha permissão para levar os fósseis para o exterior.

Pesquisadores latino-americanos também aumentaram a conscientização global sobre a paleontologia colonial em conferências internacionais.  Em dezembro passado, o terceiro Congresso Virtual Paleontológico anual apresentou uma pesquisa analisando o impacto da campanha #UbirajaraBelongstoBR. Em julho, um painel discutirá o colonialismo científico no Congresso Latino-Americano virtual de Paleontologia de Vertebrados. O esforço coletivo espera trazer avanços para a pesquisa local.

* Com informações da revista Nature

 

Imagem de Capa: Ilustração do dinossauro Ubirajara jubatus por Bob Nicholls, Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados