vacina

Falta de comunicação aumenta hesitação sobre as vacinas anti-covid

Apenas 10 países da região alcançaram 70% de imunização contra a doença

Apesar da pandemia da covid-19 finalmente parecer sob controle, a imunização contra o Sars-Cov-2 ainda está muito longe do ideal — especialmente na América Latina. Na maioria dos países da região há um número significativo de pessoas que não recebeu o calendário completo de vacinação, e a hesitação em se imunizar está relacionada em grande parte à falta (ou má) comunicação dos governos.

Segundo dados da plataforma Statista, até 20 de abril, apenas dez países da região atingiram a meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 70% da população: Chile, Cuba, Uruguai, Argentina, Peru, Costa Rica, Equador, Aruba, Brasil e Bermudas. No extremo oposto estão Jamaica e Guatemala, abaixo de 35% da população com esquema completo.

Problemas na distribuição e logística das doses são apenas parte do motivo do baixo índice. Outra grande razão para este número permanecer baixo é a “hesitação vacinal”, descrita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “a relutância ou recusa da vacinação apesar da disponibilidade de vacinas”. O relatório “Countering COVID-19 Vaccine Hesitancy”, publicado no dia 26 de abril pela InterAcademy Partnership (IAP), destaca as questões sociopolíticas e psicológicas em torno desta hesitação.

O relatório afirma que, para melhorar as taxas de imunização contra a covid-19, são essenciais sistemas de vigilância para monitorar quaisquer eventos adversos das vacinas, além de informações transparentes, confiáveis, livres de termos de difícil compreensão e politização. Além disso, recomenda que os comunicadores de ciência se envolvam em discussões abertas com minorias e outras comunidades marginalizadas e estejam preparados com informações para responder às reações do público.

Comunicação deficiente

No entanto, na América Latina e no Caribe a comunicação acerca da necessidade e da importância da imunização tem sido deficiente. Um dos pontos levantados pelos próprios divulgadores científicos é que na maioria desses países não houve campanhas para resolver as dúvidas ou equívocos em torno da vacinação. As poucas campanhas existentes foram muito gerais e não se destinavam às necessidades ou à compreensão da população, indicando que os governos locais não tinham estratégias específicas para lidar com o assunto.

O relatório do IAP recomenda que a melhor maneira de responder à indecisão entre grupos vulneráveis ​​é uma comunicação eficaz, clara, empática e sensível à situação que cada grupo está vivenciando. No entanto, o que se observou na região foi um trabalho de mídia alternativa e iniciativas locais, e não uma estratégia oficial dos Estados.

* Com informações do SciDev.Net

 

Imagem por Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados