faces da ciencia

ICTP.br e SBPC levam ao Congresso Nacional exposição “Faces da ciência no Brasil”

A mostra ficará em exibição de 18 de maio a 1º de junho no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, localizado no corredor do Anexo I da Câmara

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) levam ao Congresso Nacional, em Brasília, a exposição “Faces da ciência no Brasil”. A mostra ficará em exibição de 18 de maio a 1º de junho no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no corredor do Anexo I da Câmara.

Inspirada nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, a exposição apresenta um conjunto de cientistas brasileiro(a)s e suas contribuições para a ciência brasileira nos últimos 200 anos, em todas as áreas do conhecimento e provenientes de diversas regiões brasileiras.

Segundo o curador da exposição, Ildeu de Castro Moreira, é muito simbólico que a ciência nacional e sua história de avanços, percalços e conquistas ao longo dos dois últimos séculos esteja representada nos corredores do Congresso Nacional.

“A proposta da exposição é retratar, mesmo que de forma sintética, a trajetória da ciência e tecnologia no Brasil através de seus principais atores. Por isso, selecionamos cientistas diversos, destacando ainda a diversidade regional, de gênero, de etnias e de áreas do conhecimento”, explica Moreira, que é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Queremos mostrar aos parlamentares o importante papel dos cientistas no desenvolvimento do Brasil, e, assim, sensibilizá-los para a importância de incentivar e fomentar o avanço da ciência no País”, comenta.

O secretário-executivo da ICTP.br, Fábio Guedes Gomes, também enfatiza a importância da exposição ser realizada no Congresso Nacional, uma vez que a ciência brasileira depende de recursos públicos. “A ideia é, além de ressaltarmos as contribuições da ciência para o desenvolvimento do País, mostrar para os parlamentares que a ciência depende deles quando forem decidir pelos recursos na definição dos orçamentos”, explica.

A exposição é uma ótima ferramenta de estímulo e popularização e divulgação da ciência, ressalta Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC.  “É importante relembrar aspectos históricos e atuais, da independência, da sonhada soberania nacional, principalmente no que tange a inevitabilidade da necessidade de educação, de desenvolvimento científico e tecnológico e da preservação do meio ambiente incluindo todos que contribuíram para o desenvolvimento científico brasileiro”, acrescenta.

A exposição “Faces da ciência no Brasil” tem como patrona a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ). Após a temporada no Congresso Nacional, o trabalho será exposto na 74ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 24 e 30 de julho.

 

Serviço:

Exposição “Faces da ciência no Brasil”

Local: Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima – Corredor do Anexo I do Congresso Nacional

Data: de 18 de maio a 1º de junho

 

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados