Como será o futuro? Quem tem a resposta para essa pergunta são as crianças e os adolescentes entre 3 e 18 anos de idade. É isso o que acredita o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que realiza sua nova exposição “Acústica do Futuro” visando motivar os jovens de todo o país na construção coletiva do futuro.
A nova exposição virtual do MAST será um espaço para divulgação das imaginações, medos, anseios e esperanças do público infanto-juvenil (3 a 18 anos) quanto ao futuro do planeta Terra, das ciências, da tecnologia e das relações humanas por meio do compartilhamento de mensagens de áudios ou vídeos em libras. Esses sons pretendem simular coletivamente um ambiente de imersão no futuro e estimular as mais diversas formas de interação entre museu e sociedade.
O objetivo do evento é formar laços e incluir as comunidades de crianças, adolescentes e educadoras surdas e/ou mudas, cegas ou com baixa visão, e crianças e adolescentes do espectro autista. Os áudios ou vídeos em libras enviados passarão pela curadoria e podem ser expostos para todo o Brasil, na Exposição Virtual Acústica do Futuro, nos canais e redes do MAST. O museu aproveitará a oportunidade para divulgar o tema dos sons, sua importância para a ciência, natureza e cultura, e registrar suas formas de estar presente em nossas vidas.
Para participar, basta responder à pergunta: “Como Será o Futuro?”. As mensagens devem ser enviadas em áudio ou em libras, com até 60 segundos de duração. O prazo de inscrição é até o dia 17 de junho. O link para o formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site do MAST e pelo neste link.
* Com informações do MAST