A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), lança a versão em português do site do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês). A página será atualizada periodicamente com a programação dos eventos no Brasil.
O Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável foi definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de destacar como as ciências básicas são essenciais ao desenvolvimento sustentável.
De 1º de julho de 2022 a 1º de julho de 2023, academias e associações científicas em todo o mundo realizarão eventos, palestras, reuniões e outras ações para demonstrar a importância da ciência básica para o futuro. Aqui no Brasil, a SBPC e a ABC são parceiras desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem organizados oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
Segundo Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC, o objetivo do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Tanto a ciência básica, que avança no conhecimento necessário para o desenvolvimento do planeta e da sociedade, quanto a ciência aplicada, são fundamentais como ferramentas de promoção nos ODS e do progresso econômico”, ressalta. “Nossa sociedade tem desafios enormes como observamos na pandemia de covid-19, e somente com forte desenvolvimento das ciências básicas conseguiremos responder aos desafios que termos que enfrentar nas próximas décadas.”
O site irá listar todas as atividades organizadas oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
Propostas de atividades pelas associações científicas já podem ser submetidas para análise. O processo é simples, basta acessar o formulário na página da SBPC e da ABC e enviar as propostas.
* Com informações do Jornal da Ciência