SPCD

Museu do Ipiranga celebra reabertura próxima com vídeos inéditos

A pouco mais de três meses para reabrir ao público, museu lança produções em parceria com a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e a São Paulo Companhia de Dança

Faltando 100 dias para a sua reabertura ao público – prevista para 7 de setembro próximo – o Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga, lançou no final de maio dois vídeos para celebrar essa data. Um dos vídeos tem a participação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, mantida pelo governo do Estado de São Paulo, que executa o Hino da Independência. O outro vídeo traz a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), também ligada ao governo do Estado. As duas produções foram gravadas no Edifício Monumento do Museu Paulista e no Parque da Independência, na zona sul de São Paulo, onde fica o museu.

Com pouco mais de quatro minutos de duração, o vídeo com a Brasil Jazz Sinfônica apresenta o Hino da Independência, composto por D. Pedro I e Evaristo da Veiga, em arranjo de Ruriá Duprat, que também rege o conjunto. No vídeo, em alguns momentos a música se mistura harmoniosamente com o barulho de batidas de martelos, lixas raspando paredes e furadeiras em atividade, produzido pelos operários das obras de reforma do museu. A concepção é de Fábio Borba e a direção, de Jarbas Agnelli. “Temos uma orquestra dupla: a Brasil Jazz Sinfônica e a ‘orquestra’ dos operários”, afirma Duprat, conforme divulgou a assessoria de imprensa do museu. Com a presença da orquestra completa – que soma 70 músicos -, o vídeo faz homenagem ao Bicentenário da Independência e à reforma do Museu Paulista.

Já o vídeo com a São Paulo Companhia de Dança é o primeiro de uma série de cinco produções intitulada SPCD no Museu. A série dará destaque para a arquitetura do museu, ao mostrar performances da companhia diante da fachada do edifício e entre seus corredores, varandas e salões – como acontece no primeiro episódio, que tem três minutos de duração. Os cinco vídeos da série contam com concepção e direção de Inês Bogéa, diretora artística da SPCD, e trilha sonora original do pianista André Mehmari.

“Um dos compromissos constantes da São Paulo Companhia de Dança é difundir a arte da dança para todos os públicos”, disse Inês Bogéa. “Na série SPCD no Museu, apresentamos um novo olhar para a arquitetura e as obras de um lugar fundamental do nosso patrimônio histórico. Ao reinventar, descobrir e experimentar novos movimentos no Museu do Ipiranga, queremos instigar as pessoas a redescobrirem esse espaço singular da cidade meses antes de sua reinauguração.”

A diretora do Museu Paulista, professora Rosaria Ono, destaca a importância da parceria com a orquestra e o grupo de dança. “É uma alegria para o Museu do Ipiranga, que passa por uma fase de renovação, essa parceria com dois grupos artísticos de extrema relevância para o nosso cenário cultural”, comemora Rosaria. “Em ambas as instituições, é notório o amor pela cultura, pela arte e pela história do nosso país. Esse encontro, portanto, nos parece a oportunidade perfeita para, juntos, exaltarmos esses valores.”

Fechado para o público desde 2013, o Museu Paulista da USP seguiu em atividade nos últimos nove anos com eventos, cursos, palestras e oficinas realizados em diferentes espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do museu são financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão do projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras foram iniciadas em outubro de 2019. A reabertura do museu, no dia 7 de setembro deste ano, será um dos eventos que marcarão o bicentenário da Independência do Brasil.

“O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque da Independência, em São Paulo”, informa a assessoria de imprensa do museu. “Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do País. Desde 1963 está sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão.”

Assista aos vídeos aqui:

Homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil – Orquestra Brasil Jazz Sinfônica

SPDC no Museu – São Paulo Companhia de Dança

 

* Com informações do Jornal da USP

 

Imagem: Charles Lima/ Reprodução
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados