O Governador e Capitão Geral Maurício de Nassau (1604-1679)

Em 1637 chegava a Recife o conde alemão João Maurício de Nassau nomeado governador e chefe militar do novo território holandês. Sendo ele um hábil administrador, empréstimos foram concedidos aos senhores de engenho que, assim, puderam reativar a produção açucareira. Lutando militarmente contra os portugueses, os holandeses conseguiram estender o seu domínio territorial até o Ceará ao norte, e até o rio São Francisco ao sul, mesmo após o término da União Ibérica. Por terem interesse nos escravos negros, na África eles tomaram posse de Elmina (São Tomé e Príncipe) e de Angola, dos portugueses.

Tendo formação humanística – e esse foi um traço que o diferenciou -, Nassau urbanizou Recife, construiu edificações marcantes e uma ponte nos moldes das de Amsterdã entre o Recife Velho, o porto, e a ilha de Santo Antônio onde ficava a Residência do Conde. Também concedeu liberdade religiosa e de culto para católicos, calvinistas e judeus. Durante seu governo se instalou a primeira sinagoga do Novo Mundo. Porém, para o Brasil Colônia essa incursão holandesa foi o maior conflito político-militar na fase da Restauração Pernambucana.

Uma medida pessoal de Nassau, apoiada pelo culto geógrafo e diretor da CIO, Joannes  de Laet (1581-1649), tão humanista quanto Nassau, foi incluir na sua corte uma missão cultural composta por artistas e cientistas para estudar a natureza brasileira, sua flora, fauna e população nativa, e retratar o cotidiano. Dessa missão fez parte o cosmógrafo e naturalista Jorge Marcgrave.

Nassau foi elogiado como administrador hábil e prudente. Seu governo teve êxito. Mas em meados do século 17, a CIO deu sinais de falência. Já se tornara incapaz de financiar a colonização do nordeste brasileiro. Por isso começou a cobrar aquele empréstimo feito inicialmente aos senhores de engenho, o que provocou forte revolta. A situação piorou quando o próprio Nassau pediu demissão e voltou à Holanda.

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados