As atividades astronômicas de Jorge Marcgrave (1610-1644) no Brasil holandês

Jorge Marcgrave nasceu na pequena Liebstadt, ao sul de Dresden, quase na fronteira com a atual República Tcheca. Vítima da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), saiu da casa paterna com 17 anos tendo aprendido latim, grego, música e desenho, para ganhar o mundo. Peregrinando pela atual Alemanha e alguns países vizinhos do sul, aprendeu Medicina, Botânica e, na área de Astronomia, Cartografia Celeste, cálculo de efemérides, construção de instrumentos e prática observacional frequentando várias universidades sendo a última, a Universidade de Leiden na Holanda, vindo depois ao Brasil.

O fato a ser destacado aqui é que Marcgrave, tendo permanecido apenas cinco anos no Brasil (1638-1643), realizou atividades astronômicas relevantes, tais como, a construção do primeiro observatório moderno, abrigando instrumentos com padrão de qualidade e precisão recentemente inovados pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601), com os quais fez observações sistemáticas de estrelas fixas (o céu austral ainda era mal conhecido), planetas (especialmente Mercúrio, cuja órbita era mal determinada, porém, o céu tropical do Recife favorecia a sua observação), um eclipse total do Sol e todos os eclipse lunares totais que fossem visíveis de onde ele estivesse. Suas observações astronômicas foram registradas e seus manuscritos puderam ser recentemente analisados em detalhe para, por exemplo, se estimar a precisão das observações, reconstituir digitalmente os instrumentos e a edificação do observatório, pois foram deixados desenhos e medidas. Os resultados dessa pesquisa histórica foram apresentados em [1] e também está disponível como livro eletrônico.[2] Para a época, o observatório e as observações eram de ponta, de modo que o Brasil detém essa primazia no Novo Mundo. Infelizmente, naquele estágio de colonização esse evento não teve o mínimo enraizamento no Brasil. Não houve sequer um assistente noturno de observação que auxiliasse Marcgrave e, assim, se iniciasse na Astronomia. O Brasil operou como mera plataforma de observação do céu austral, assim como foi para a observação da flora, fauna, nativos e geografia na qual Marcgrave também se ocupou. As atividades astronômicas de Marcgrave ficaram assim, isoladas num parêntese histórico sem consequência.

Impressiona também o fato de que a produção astronômica de Marcgrave no Brasil foi a parte menor de sua produção científica, proporcional ao tempo que pôde dedicar, embora ele tivesse se empenhado junto à CIO para vir ao Brasil pelo seu ardente desejo de contemplar o céu austral. Estando a serviço de Nassau, este definia as prioridades das atividades de Marcgrave. Sua produção bibliográfica maior foi em História Natural e cartografia. Em História Natural não só foi maior e fartamente ilustrada, como também relevante, pois ficou como obra única no gênero até a vinda dos primeiros naturalistas que visitaram o Brasil no século 19. O pai da taxonomia moderna, Carlos Lineu (1707-1778) se valeu das descrições de Marcgrave, e as elogiou entusiasticamente, para classificar as plantas e animais do Brasil.

Certamente Marcgrave pretendia elaborar uma obra astronômica baseada nas observações que ele fez no Brasil. Os manuscritos insinuam que seria a contrapartida austral de “Astronomiae instauratae progymnasmata” (Introdução à Nova Astronomia) de 1603 de Tycho Brahe, pois se intitularia “Progymnastica Mathematica Americana”. Em sua viagem de volta para a Holanda, que faria com Nassau em 1644, ele portava dentre outras coisas, as suas anotações. Uma cópia delas foi felizmente preservada na biblioteca do Observatório de Paris, que possibilitou a análise detalhada das atividades astronômicas aqui relatadas. Porém, na última hora do embarque para voltar à Holanda, foi solicitado a Marcgrave que realizasse um trabalho cartográfico em Luanda (Angola), então em poder dos holandeses. Lá ele contraiu febre, da qual acabou morrendo precocemente, sem completar o seu projeto astronômico.


Notas
[1] Matsuura, Oscar T. O Observatório no Telhado, Editora Cepe, Recife, 2011.
[2] Matsuura, Oscar T., Um observatório de ponta no Novo Mundo, in Cap. 5, Brasil Holandês, Parte 1, História da Astronomia no Brasil (2013), Org.: Oscar T. Matsuura, Volume I, 152-196, Editora Cepe, Recife, 2014. Disponível em http://site.mast.br/pdf_volume_1/um_observatorio_ponta_novo_mundo.pdf
Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados