Navegadores e exploradores dos séculos 16 e 17

Enquanto trabalhava para os espanhois, o mercador, explorador e navegador da República de Veneza, Américo Vespúcio (1454-1512) viajou pela primeira vez para o Novo Mundo em 1499, numa expedição não comandada por Colombo. Nessa viagem ele teve a oportunidade de conhecer só o norte do Brasil, mas teria descoberto a foz do Amazonas.

Passando a trabalhar para os portugueses, ele fez duas viagens para o Brasil, a primeira em 1501. A chegada foi no Rio Grande do Norte, no cabo de São Roque. Acidentes geográficos receberam nomes até Cananeia, no extremo sul do atual estado de São Paulo. Geralmente os nomes honravam o santo católico do dia da descoberta, sendo que a maioria deles se manteve até hoje. Vespúcio teria seguido até a Patagônia. Provavelmente nessa viagem ele passou a ter certeza de que o Brasil fazia parte de um novo continente que receberia seu nome, América.

A segunda viagem dele foi em 1503. O reconhecimento começou pelo arquipélago de Fernando de Noronha e seguiu para o sul. Foi fundanda uma feitoria e um forte em Cabo Frio.

Alega-se que o navegador e explorador espanhol Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514), teria chegado ao cabo de Santo Agostinho (pouco ao sul do Recife), cerca de três meses antes de Cabral chegar à Bahia. Na continuidade dessa viagem, ele percorreu o litoral norte do Brasil e testemunhou a pororoca na foz do rio que ele teria descoberto, o Amazonas. Mas Vespúcio teria descoberto pouco antes, e Pinzón teria conhecido só o norte do Brasil.

Em 1519 já vimos que Magalhães navegou pelo litoral do Brasil, no itinerário de sua circunavegação.

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados