Reis filipinos pedem ocupação do Amazonas aos portugueses

Os portugueses enfrentaram dificuldades nos baixios perto da foz do Amazonas, nos mangues das Guianas. Bucaneiros, mercadores e colonos franceses, holandeses, ingleses e irlandeses disputavam o acesso a essas áreas cooptando indígenas locais, aproveitando-se da imensa costa desprotegida do território espanhol. Como os espanhois da Venezuela não podiam defender toda a orla marítima até o Amazonas, tal incumbência também coube aos portugueses instalados em Belém, por determinação real de Filipe III.

Em 1615 as Cortes de Portugal alertaram Felipe IV da Espanha que feitorias e barcos estrangeiros proliferavam na foz do Amazonas. O Conselho de Estado espanhol respondeu determinando que os próprios portugueses combatessem essas invasões.

Em 1621 os reis filipinos dividiram o Brasil em duas partes: uma chamada Estado do Maranhão, que agrupava Maranhão, Ceará e Pará e cuja capital era a cidade de São Luís, e a outra que abarcava o resto, chamada Estado do Brasil, que permanecia com Salvador como a capital. O novo estado do Maranhão se subordinava diretamente ao reino, sob a justificativa de que a comunicação entre Salvador e São Luís, devido a correntes marítimas e regime de ventos no litoral nordestino na maior parte do ano era mais demorada do que entre São Luís e Lisboa.

Junto à foz do Orinoco, a partir do mar das Caraíbas os franceses atacavam a zona entre os rios Orinoco e Amazonas. De Caiena eles atacavam as frotas espanholas carregadas de prata que se dirigiam à Espanha. Também traficavam escravos africanos e faziam incursões até a foz do Amazonas. Para resistir a estes assaltos, a região foi dividida em capitanias e sesmarias foram distribuídas aos colonos. O Cabo do Norte, atual Amapá, foi uma capitania doada em 1637 por Felipe IV da Espanha por méritos conquistados, a Bento Maciel Parente, desbravador e militar português. No fim os estrangeiros ficariam apenas com territórios das regiões pantanosas das Guianas.

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados