Bandeiras e entradas

Do sudeste partirá um movimento rumo ao centro-oeste (antigo Estado de Mato Grosso e Paraná) promovendo o apresamento de índios para escravização, a exploração de ouro e pedras preciosas. Os participantes do movimento eram chamados bandeirantes paulistas. Eram bandos de centenas de homens de São Paulo e vilas litorâneas da região que saíam, por própria conta e risco, em expedições pelo interior do território, objetivando também capturar escravos negros fugitivos e destruir quilombos. Particularmente a busca de metais preciosos tinha apoio da coroa.

As missões dos jesuítas espanhois constituíam alvos de ataque, pois lá estavam indígenas aldeados, já treinados para o trabalho. O aldeamento teria iniciado por volta de 1610 e décadas seguintes. Assim que novas missões eram fundadas, os bandeirantes as atacavam e destruíam. Pelos índios, os aldeamentos eram procurados como refúgio para se defenderem dos abusos dos encomenderos. A encomienda era um instituto legal da colonização espanhola que concedia ao colonizador o direito, como recompensa por algum feito anterior, de recolher tributos pagos pelos nativos como pagamento pela proteção que recebiam. Embora o indígena fosse considerado um ser livre, a encomienda era uma forma de trabalho compulsório. Os aldeamentos que foram alvo dos bandeirantes estavam na região do Itatim (oeste do Mato Grosso do Sul) e Guairá (oeste do Paraná). Os índios apresados eram vendidos para os fazendeiros de São Paulo e até para colonos portugueses do nordeste açucareiro, especialmente quando os holandeses conquistaram entrepostos portugueses na África.

Entradas eram grupos menores, patrocinados pela coroa (por isso respeitavam mais o meridiano de Tordesilhas), para sertanistas paulistas explorarem o interior desconhecido e acharem riquezas naturais. As primeiras entradas partiram do litoral nordestino, indo para o norte ou sul. As entradas enquanto marchavam implantavam núcleos, freguesias, fortes, vilas e cidades.

 

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados