Buenos Aires

Essa cidade foi fundada pela primeira vez em 1536 e, depois, abandonada. Foi refundada em 1580 e começou a se desenvolver no último quarto do século 17.[1] Havia uma tradicional ligação terrestre de Potosí a Buenos Aires, provavelmente do tempo dos incas, passando por Salta, San Miguel de Tucuman, Santiago del Estero, Cordoba e Rosario, que era usada pelos peruleiros (a palavra vem do espanhol e era usada para designar os comerciantes da América Portuguesa que faziam negócios com os espanhóis do Baixo Peru). Havia também uma rota fluvial: perto de Potosí passa o rio Piocomayo, mais ou menos de Oeste para Leste, que deságua no rio Paraguai perto de Assunção. O rio Paraguai deságua no volumoso Paraná, que se junta ao rio Uruguai formando o majestoso estuário do Prata onde está Buenos Aires. Com tantas rotas clandestinas abertas ao contrabando, crescia o comércio luso-espanhol junto ao Prata e a consequente vinda de mais peruleiros brasileiros em embarcações que vinham de São Vicente e Rio de Janeiro.


Notas
[1] Ferreira, Fábio, Capítulos para a história luso-platina: a cidade de Buenos Aires como ponto de interseção do comércio entre Potosí e o Atlântico português, Revista Tema Livre, Edição 11, Niterói, RJ, 2006. https://revistatemalivre.com/ba11-html
Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados