Raposo e Palheta: unindo o Prata ao Amazonas

Em 1650 o português bandeirante Antônio Raposo Tavares (1598-1658), cumprindo determinações secretas de D. João IV, chefiou uma numerosa bandeira de mamelucos paulistas e indígenas que partiu de São Paulo em 1647 acompanhando os rios Tietê, Paraná e Paraguai, desviou para o oeste até os Andes bolivianos onde nasce o Amazonas, achando aí a nascente do Mamoré, seguindo esse rio até o Madeira, depois o Amazonas até chegar a Gurupá (PA), perto de Macapá, na foz do Amazonas.[1]

Uma grande bandeira fluvial comandada pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta, partiu de Belém em 1722 com a incumbência de fazer um minucioso levantamento sobre todo o curso do rio Madeira, seus habitantes nativos, atividades econômicas dos colonos, dos padres lusos e dos concorrentes estrangeiros, já que a coleta e comercialização das drogas do sertão amazônico eram bastante rendosas. Assim era desbravada a rota fluvial Guaporé-Mamoré-Madeira-Amazonas que ligava Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), centro aurífero no vale do Guaporé a Belém, PA, e daí para Lisboa.

Palheta participaria de uma expedição em 1727 para a região conflagrada do Cabo do Norte, quando trouxe de Caiena as primeiras mudas de café que foram plantadas no Brasil e que constituíram o principal produto de um importante ciclo econômico.


Notas
[1] Lima, Abnael Machado de, Descobrimento e Colonização do Vale do Rio Madeira, Gente de Opinião, 2008.
https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/descobrimento-e-colonizacao-do-vale-do-rio-madeira
Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados