P. Diogo Soares (1684-1748)

Diogo Soares era lisboeta, tinha lecionado a Aula da Esfera no Colégio de Santo Antão e tinha forte pendor pela Geografia e técnicas astronômicas de determinação da latitude e longitude. Importante para a missão na América Portuguesa, tinha familiaridade com as técnicas de determinação da latitude pela altura meridiana do Sol e da longitude pelos eclipses lunares e dos satélites de Júpiter. Teria sido treinado tecnicamente pelo próprio Carbone para substituí-lo na missão para o Brasil. Soares era racional e organizado, pretendia utilizar novos instrumentos (óculo, denominação de telescópio na época) e novas práticas científicas, recolher uma ampla gama de informações que ia da história natural à ocupação humana (sobretudo indígena) do território. A cartografia era o principal eixo das tarefas a serem desenvolvidas por ele na América portuguesa.

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados