Novo Atlas da América Portuguesa (1748)

O trabalho de Soares e Capassi no Brasil, concluído em 1748, ganhou o nome  Novo Atlas da América Portuguesa, um conjunto de 31 mapas cobrindo toda a costa sul e sudeste até Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro, e boa parte do interior, além de relatos e roteiros de sertanistas. Um dos mapas, a Carta 9ª da costa do Brazil desde a barra de Santos até a da Marambaya, elaborado por volta de 1737, representa pela primeira vez, a rede urbana, fluvial e viária do planalto paulista e suas articulações com o litoral.

O Novo Atlas ficou centrado nas regiões sul, sudeste e sudoeste do território colonial. O projeto de construir o Atlas que abarcasse todo o território da América Portuguesa não saiu como pretendido por não ter-se concluído o estabelecimento dos limites entre as capitanias e os bispados do Brasil e do Estado do Maranhão, como previsto no decreto de D. João V.

O Novo Atlas foi usado na elaboração do Mapa das Cortes (ver adiante). Também encontrou lugar privilegiado nas negociações das fronteiras das colônias sul-americanas em meados do século XVIII, quando dos tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777).

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados