A expulsão dos jesuítas (1759)

Movido por um Iluminismo anticlerical raivoso, em 1759 Pombal promoveu a expulsão desses missionários de todos os territórios portugueses. Motivo: conspiração contra a Coroa. Seguindo esse exemplo, Carlos III da Espanha também expulsou os jesuítas de todas as terras espanholas em 1767.

Com a expulsão em Portugal, foi fechado em Lisboa o Colégio de Santo Antão, a instituição formadora dos missionários na Matemática e Astronomia. Um ano antes da expulsão, em 1758 foi publicado “O Planetario Lusitano”,[1] as primeiras efemérides portuguesas de autoria do jesuíta Eusebio da Veiga (1718-1798), último mestre das Aulas da Esfera em Santo Antão. Só trinta anos mais tarde a Academia Real de Ciências de Lisboa organizou uma comissão para a publicação das “Efemerides Nauticas”. Os instrumentos astronômicos de Santo Antão, salvos no terremoto de Lisboa de 1755 foram entregues ao Colégio dos Nobres, fundado em 1761. Esse colégio fez parte do projeto pombalino. Era para a educação de fidalgos pretendentes à carreira militar e, portanto, precisavam de formação científica. Mas esse projeto também não teve sucesso e foi efêmero.

No Brasil, a expulsão desarticulou a educação brasileira, pois o sistema substitutivo das “Aulas Régias” que Pombal havia concebido não funcionou. As reduções jesuíticas entraram em declínio, até que desapareceram. No século 19 houve a repovoação das áreas dos Sete Povos com imigrantes alemães, italianos e poloneses.


Notas
[1] Alves, Jefferson dos Santos, O Planetário Lusitano de Eusébio da Veiga e a Astronomia em Portugal no século XVIII, Dissertação de Mestrado em História, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2013.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.unirio.br/cchs/ppgh/producao-academica/dissertacoes-de-mestrado-e-egressos-pasta/arquivos/JEFFERSONDOSSANTOSALVESPPGHUNIRIOD.pdf
Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados