Tratado de Santo Ildefonso

Em 1777 D. Maria I, rainha de Portugal, e o rei da Espanha, Carlos III assinaram o Tratado de Santo Ildefonso na cidade espanhola de mesmo nome, na província de Segóvia. O objetivo deste novo tratado era pôr fim às disputas entre Portugal e Espanha que, há três séculos, lutavam pela posse de colônias em várias partes do mundo, mas sobretudo da colônia sul-americana do Sacramento, situação que se prolongava desde o Tratado de Utrecht (1715), anterior ao Tratado de Madri (1750), que devolvia Sacramento aos portugueses. É bom lembrar que a Colônia do Sacramento foi fundada em 1680 sob o comando do governador do Rio de Janeiro, Manuel Lobo, atendendo ordem de D. Pedro II de Portugal.

Durante a assinatura do Tratado de Madri ocorriam os conflitos armados das Guerras Luso-Espanholas de 1735-1737 e de 1776-1777 que confundiam quem detinha o direito de posse de territórios do sul do Brasil. A Colônia do Sacramento ora se tornava espanhola, ora portuguesa.[1] O tratado teve a mediação da Inglaterra e França, que tinham interesses políticos internacionais na pacificação das relações entre Portugal e Espanha. Oficialmente, o tratado chamou-se Tratado Preliminar de Paz e Limites, que também visava solucionar conflitos em colônias asiáticas. Mas em 1777 ficou estabelecido que Portugal devolveria Sacramento, a Banda Oriental (correspondente ao atual Uruguai) e a região dos Sete Povos para a Espanha. Esta, por sua vez, devolveria para Portugal a ilha de Santa Catarina e o Rio Grande de São Pedro (atual RS). Porém, em 1801 seria assinado o Tratado de Badajós (cidade espanhola) quando a Espanha cederia a região dos Sete Povos a Portugal, permitindo a expansão da ocupação portuguesa. Esta configuração praticamente restituiu a situação do Tratado de Madri.


Notas
[1] Essa complicada alternância de posse da Colônia de Sacramento e dos Sete Povos da Missões é bem descrita por Pontes, Beatriz Maria Soares, As bases geopolíticas dos Sete Povos das Missões, Revista de Geopolítica, 1, 2, 57-71, Ponta Grossa, PR, 2010.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://revistageopolitica.com.br/index.php/revistageopolitica/article/viewFile/13/13
Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura

Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente tem se dedicado à História da Astronomia no Brasil.
Oscar T. Matsuura é docente aposentado do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, onde liderou o Grupo de Astrofísica do Sistema Solar. Foi diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini em São Paulo e é pesquisador colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Ultimamente…
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados