ra 1

Debates sobre pandemia, nanotecnologia e meio-ambiente são destaques da programação desta quarta-feira na 74ª Reunião Anual da SBPC

Reflexões sobre o bicentenário de Fritz Müller e aprendizados para o Brasil do futuro marcam quarto dia de atividades

No quarto dia de programação da 74ª Reunião Anual da SBPC (27/07), as mesas-redondas e conferências científicas trarão olhares sobre diferentes aprendizados para a condução do Brasil do futuro, envolvendo desde a preocupação com saúde e educação até a aplicação de novas tecnologias em prol do desenvolvimento do País.

A chegada da covid-19 será um ponto forte de reflexão nesta quarta-feira. Iniciando as atividades do dia, Pedro Rodrigues Curi Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas, apresenta a conferência “O Brasil está preparado para outra pandemia?”, sobre o futuro da ciência e tecnologia no Brasil após o impacto do novo coronavírus. A sessão acontecerá às 9h, no Anfiteatro 10 do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (ICC/UnB) e contará com a apresentação de Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica e diretora da SBPC. O evento também será transmitido online.

Seguindo com as reflexões do período pandêmico, a mesa-redonda “Pandemia, direito à educação e desigualdade escolar: que Brasil é possível projetar a partir de hoje?” pretende debater os impactos do coronavírus na educação, como o aumento da exclusão escolar e o retrocesso nas políticas públicas de inclusão. A mesa é uma realização da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED) e contará com a presença da presidente da entidade, Geovana Mendonça Lunardi Mendes, e dos professores Romualdo Portela de Oliveira, da Universidade de São Paulo, e Ronaldo Marcos de Lima Araújo, da Universidade Federal do Pará. A atividade acontecerá às 13h no Anfiteatro 8 do ICC.

Nanotecnologia é tema de programação especial

No campo da inovação, a nanotecnologia ganhará uma série de atividades especiais no dia. A programação começará com a conferência “A nanotecnologia como um caminho sustentável para a agricultura brasileira”, que abordará sobre a Krilltech, uma empresa de inovação agrotecnológica nascida de uma parceria entre a Universidade de Brasília e a Embrapa. O evento começará às 9h no Anfiteatro 8 do ICC e contará com a participação dos professores Brenno Amaro da Silva Neto e Paulo Anselmo Ziani Suarez, ambos da UnB.

Já às 10h acontecerá a palestra “O pequeno-grande mundo: como a nanotecnologia está mudando nossas vidas”, com o professor Aldo José Gorgatti Zarbin, da Universidade Federal do Paraná. Na palestra serão abordados os principais conceitos envolvendo a nanociência e nanotecnologia, apresentando exemplos do nosso cotidiano. A ação será no Auditório 02 da Unidade Acadêmica (UAC), no campus Planaltina da UnB.

Encerrando a programação temática haverá a palestra “Nanociência e a cultura pop: dos filmes de super-herói para os laboratórios nas universidades”, uma atividade do programa SBPC vai à Escola que discute os avanços da nanotecnologia utilizando a ficção científica. O evento será apresentado pelo professor Victor Carlos Mello da Silva, da Universidade de Brasília, e acontecerá às 14h no Auditório Augusto Boal, que também fica no campus Planaltina.

Bicentenário de Fritz Müller e reflexões ambientais marcam programação

As questões ambientais também ganharão força nesta quarta-feira (27/07). Na conferência “Queimadas e incêndios na Amazônia: riscos, impactos e ações”, a pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Nacionais (CEMADEN),Liana Oighenstein Anderson, falará sobre a gestão dos riscos e impactos das queimadas e dos incêndios florestais na região amazônica, explorando também as mudanças nas relações entre a sociedade, o meio ambiente e o clima. O evento será remoto, às 9h, com a apresentação de Andrei Domingues Cechin, da Universidade de Brasília.

Às 10h acontecerá a palestra “Por que as florestas são importantes?”, também uma atividade do programa SBPC vai à Escola, que busca trazer a compreensão das florestas e a valorização da sua preservação e restauração. Quem comandará a palestra é o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Sergio Lucena Mendes. Ele será no Auditório Augusto Boal, do campus Planaltina.

Encerrando a temática haverá a mesa-redonda “O bicentenário de Fritz Müller”, que comemorará os 200 anos do naturalista que ajudou a provar as teorias de Charles Darwin. O debate terá a presença de Mario Steindel, da Universidade Federal de Santa Catarina; Luiz Roberto Fontes, do Instituto Médico Legal de São Paulo; Lauro Eduardo Bacca, da Associação Catarinense de Preservação da Natureza; e Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Será às 13h, no Anfiteatro 12 do ICC, com transmissão online.

A programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá até o dia 30 de julho, de forma híbrida. As inscrições são gratuitas e seguirão até o fim do evento. Mais informações no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados