Meio ambiente, educação e lançamento de livros estão entre os tópicos da programação do evento nesta terça-feira, 26 de julho
No segundo dia, a programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem painéis, mesas redondas e conferências sobre meio ambiente, educação, cultura e comunicação. Serão quase 50 eventos promovidos pela SBPC e sociedades afiliadas, distribuídos pelos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) realizados em formato presencial, virtual e híbrido. Confira a seguir alguns tópicos.
Meio ambiente e direitos dos povos indígenas serão tema de dois eventos. Pela manhã, às 9 horas, o vice-presidente da SBPC, o físico Paulo Artaxo promove a conferência “Meio Ambiente e os Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil”. Apresentado pelo também físico Ricardo Galvão, será às 9hs no Anfiteatro 13 do ICC. O mesmo tema será abordado às 10 horas, pela professora Andréa Luíza Zhouri Laschefski, dentro da programação da SBPC Vai à Escola que acontecerá no Auditório da UAC no Campus Ceilândia. Ambos os eventos serão apenas presenciais.
Às 16 horas, o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTI), Sergio Lucena Mendes, coordena o painel virtual “30 Anos Após a Rio-92”. O debate contará com José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e os ex-ministros do Meio Ambiente Carlos Minc e Izabela Teixeira, além do físico José Goldenberg.
Também dentro da programação da SBPC Vai à Escola, o presidente de honra da SBPC, Ildeu de Castro Moreira faz a palestra presencial intitulada “Independência rima com Ciência?” Será às 10 horas na Sala A1 43/63 do Campus Ceilândia.
No Anfiteatro 10 do ICC, o médico Paulo Saldiva profere às 9 hs a conferência “Diálogos Entre Mundos Real e o Imaginário: da Mesa de Autópsia às Redes Sociais”, que será apresentado pelo biólogo Hernandes Faustino de Carvalho.
Na parte da tarde, Paulo Artaxo conduz a mesa-redonda “Grandes Projetos de Cooperação Internacional da Ciência Brasileira”, com a presença do ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, o geneticista Aldo Malavasi e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O debate está marcado para às 13 horas no Anfiteatro 9 do ICC e terá transmissão online pelo canal da SBPC no Youtube.
Às 16 horas, a professora emérita da UnB e vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, coordena um painel de discussões sobre Avaliação da Pós-Graduação. No mesmo horário, a antropóloga Maria Filomena Gregori, coordenadora do Observatório Pesquisa Ciência e Liberdade da SBPC conduz a apresentação da pesquisa nacional “A Liberdade Acadêmica está em Risco no Brasil?”. Ambos os eventos serão no formato virtual.
Encerrando a programação desta terça-feira, dois lançamentos de livros acontecerão no ICC. No Anfiteatro 9, Maria do Rosário Caetano, apresenta a obra “UnB – Anos 70 – Memória do Movimento Estudantil”. No Anfiteatro 13 será lançado o livro “Lendo Paulo Freire, conhecendo o Rio Capibaribe e Produzindo Conhecimentos”, organizado por Maria do Carmo Figueredo Soares e Marília Gabriela de Menezes Guedes.
A 74ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 30 de julho. Com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, o evento acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.
As inscrições, que seguem abertas, são gratuitas.
Mais informações sobre e a programação completa estão no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.