ra 2

Programação intensa no segundo dia da 74ª RA

Meio ambiente, educação e lançamento de livros estão entre os tópicos da programação do evento nesta terça-feira, 26 de julho

No segundo dia, a programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem painéis, mesas redondas e conferências sobre meio ambiente, educação, cultura e comunicação. Serão quase 50 eventos promovidos pela SBPC e sociedades afiliadas, distribuídos pelos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) realizados em formato presencial, virtual e híbrido. Confira a seguir alguns tópicos.

Meio ambiente e direitos dos povos indígenas serão tema de dois eventos. Pela manhã, às 9 horas, o vice-presidente da SBPC, o físico Paulo Artaxo promove a conferência “Meio Ambiente e os Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil”. Apresentado pelo também físico Ricardo Galvão, será às 9hs no Anfiteatro 13 do ICC. O mesmo tema será abordado às 10 horas, pela professora Andréa Luíza Zhouri Laschefski, dentro da programação da SBPC Vai à Escola que acontecerá no Auditório da UAC no Campus Ceilândia. Ambos os eventos serão apenas presenciais.

Às 16 horas, o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA/MCTI), Sergio Lucena Mendes, coordena o painel virtual “30 Anos Após a Rio-92”. O debate contará com José Eli da Veiga, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e os ex-ministros do Meio Ambiente Carlos Minc e Izabela Teixeira, além do físico José Goldenberg.

Também dentro da programação da SBPC Vai à Escola, o presidente de honra da SBPC, Ildeu de Castro Moreira faz a palestra presencial intitulada “Independência rima com Ciência?” Será às 10 horas na Sala A1 43/63 do Campus Ceilândia.

No Anfiteatro 10 do ICC, o médico Paulo Saldiva profere às 9 hs a conferência “Diálogos Entre Mundos Real e o Imaginário: da Mesa de Autópsia às Redes Sociais”, que será apresentado pelo biólogo Hernandes Faustino de Carvalho.

Na parte da tarde, Paulo Artaxo conduz a mesa-redonda “Grandes Projetos de Cooperação Internacional da Ciência Brasileira”, com a presença do ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, o geneticista Aldo Malavasi e o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O debate está marcado para às 13 horas no Anfiteatro 9 do ICC e terá transmissão online pelo canal da SBPC no Youtube.

Às 16 horas, a professora emérita da UnB e vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, coordena um painel de discussões sobre Avaliação da Pós-Graduação. No mesmo horário, a antropóloga Maria Filomena Gregori, coordenadora do Observatório Pesquisa Ciência e Liberdade da SBPC conduz a apresentação da pesquisa nacional “A Liberdade Acadêmica está em Risco no Brasil?”. Ambos os eventos serão no formato virtual.

Encerrando a programação desta terça-feira, dois lançamentos de livros acontecerão no ICC. No Anfiteatro 9, Maria do Rosário Caetano, apresenta a obra “UnB – Anos 70 – Memória do Movimento Estudantil”. No Anfiteatro 13 será lançado o livro “Lendo Paulo Freire, conhecendo o Rio Capibaribe e Produzindo Conhecimentos”, organizado por Maria do Carmo Figueredo Soares e Marília Gabriela de Menezes Guedes.

A 74ª Reunião Anual da SBPC vai até o dia 30 de julho. Com o tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, o evento acontecerá de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais, nos quatro campi da Universidade de Brasília: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

As inscrições, que seguem abertas, são gratuitas.

Mais informações sobre e a programação completa estão no site oficial: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados