ra sbpc

Programação científica começa nesta segunda-feira com debates sobre mulheres, políticas de CT&I e pandemia

Com 35 atividades ao longo do dia, presenciais e virtuais, agenda de discussões começa às 9h da manhã e vai até às 20h. Entre os destaques, está o lançamento do livro “A SBPC e a Constituição”, às 18h30, no campus Darcy Ribeiro da UnB

A programação científica da 74ª Reunião Anual da SBPC começa nesta segunda-feira com todo o gás. Serão 35 atividades ao longo dia, entre sessões presenciais, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), e virtuais (transmitidas pelos canais da SBPC, da UnB e das demais entidades realizadoras). A agenda de discussões terá início às 9h e se estenderá até às 20h.

O dia começa com a abertura da ExpoT&C, às 9h, com presença de autoridades. Logo após a cerimônia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, fará às 10h uma conferência no Anfiteatro 12 do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (ICC/UnB), com apresentação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro. A sessão será transmitida online, neste link.

Também às 9h, a agraciada com o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher de 2022 na categoria Humanas, Nilma Lino Gomes, falará sobre ações afirmativas como vetores da democracia brasileira. Gomes é ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos e professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG.

Enquanto isso, no Anfiteatro 09 do ICC, Elizabeth del Socorro Ruano-Ibarra discute o papel das mulheres nas independências, das lutas bolivarianas aos levantes brasileiros, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

As mulheres também serão tema de debate à tarde, às 14h, na mesa redonda virtual “Mulheres em Destaque na Ciência: as pesquisadoras na linguística aplicada”. As debatedoras serão Nukácia Meyre Silva Araújo (UECE), Inês Signorini (UNICAMP) e Walkyria Maria Monte Mor (USP). Às 16h, a discussão será sobre a violência contra as mulheres nas universidades brasileiras, com Tânia Campos de Almeida (UnB), Vales Zanello (UnB) e Heloísa Buarque de Almeida (USP), no anfiteatro 8 do ICC.

A pandemia de coronavírus e seus impactos terão destaque nesta segunda-feira em três sessões. Às 9h, a pneumologista e pesquisadora Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, dará início aos debates sobre o tema na conferência “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”, no anfiteatro 10 do ICC, com transmissão online pelo canal da UnB. Outras três mesas redondas abordarão os efeitos da covid-19: no ensino superior (às 13h), nas doenças tropicais negligenciadas (às 14h) e nas vivências de crianças e jovens (às 16h).

Com um cenário dramático marcado por cortes orçamentários e ameaças à liberdade de pesquisa, a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) será assunto central da semana da Reunião Anual. Nesta segunda-feira, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcelo Bortolini, e os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, e da SBPC, Renato Janine Ribeiro, se reunião para discutir o panorama da CT&I e dos pesquisadores do País. A mesa redonda será às 13h, no anfiteatro 12 do ICC, com transmissão pelos canais da UnB e da SBPC no YouTube.

Os caminhos da inovação no Brasil serão debatidos em um painel virtual com a presença da diretora da SBPC, Francilene Procópio Ferreira; o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Jorge Guimarães; os professores Cláudia Sousa Leitão (UFC) e Fernando Galembeck (Unicamp); e o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), Valdir Oliveira. A sessão será às 16h, com no canal da SBPC no YouTube.

Outro destaque do dia é o lançamento do livro A SBPC e a ConstituiçãBrasileira, que acontecerá, às 18h30, no Anfiteatro 12 do ICC. Organizado por Ildeu de Castro Moreira, Bruno de Andréa Roma e Áurea Gil, a obra reúne depoimentos que narraram o papel da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na mobilização popular para a construção da Constituição Federal de 1988. Após a realização da 74ª Reunião Anual da SBPC, a obra estará disponível gratuitamente no site da entidade.

Confira a programação completa no site oficial do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados