curso online

Além das atrações nos campi da UnB, 74ª Reunião Anual da SBPC terá mais de 100 atividades online

Os debates virtuais serão transmitidos pelos canais da SBPC e da UnB no Youtube

A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 24 a 30 de julho de forma híbrida, contará com 110 atividades online, além das centenas de atrações espalhadas pelos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB). Os debates serão transmitidos pelos canais da SBPC e da UnB no YouTube.

O evento todo terá uma programação intensa, com painéis, mesas redondas, conferências, apresentações culturais, premiações e muitas atividades científicas interativas. As atividades terão entre os participantes pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I.

Das atividades presenciais realizadas nos anfiteatros 9, 10 e 12 do ICC (Instituto Central de Ciências), que começam às 9h e às 13h, serão transmitidas pelos canais da SBPC e da UnB no YouTube.

Entre os destaques da programação científica que terá transmissão online estão as conferências “Do ministro de CT&I”, “As mulheres nas independências: das lutas bolivarianas aos levantes brasileiros”, “A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil”, “Descarte de medicamentos: uma preocupação para saúde e meio ambiente”, “Mudanças climáticas, seus impactos no Brasil e a construção de uma sociedade sustentável”, “Diálogos entre os mundos real e o imaginário: da mesa de autópsia às redes sociais”, “Consequências neurológicas da infecção pelo vírus da zika: o que aprendemos com os modelos animais”, “O impacto do descontrole no desmatamento na Amazônia sobre sua capacidade de remover carbono da atmosfera”, entre outras.

Entre os assuntos que serão debatidos nas mesas-redondas online estão “Desafios do ensino superior no pós-covid”, “Política de CT&I”, “Impacto da pandemia de covid-19 nas doenças tropicais negligenciadas”, “Produção de conteúdo jornalístico nas universidades: comunicação, ciência, cidadania e direitos humanos”, “Grandes projetos de cooperação internacional da ciência brasileira”, entre outros.

Temas como “Internet no Brasil: desafios para as políticas públicas”, “Metodologias e aplicações avançadas de inteligência artificial”, “Avanços e desafios para a conservação e sustentabilidade na Caatinga”, “Jornalismo e direitos humanos: cobertura, enquadramentos e representação social”, “Educação de surdos” e “Caminhos para transferência de tecnologia e geração de inovação e riqueza no Brasil no século XXI”, serão discutidos nos painéis.

Sessão de Pôsteres

A programação virtual conta também com a Sessão de Pôsteres que já está disponível para consulta no site do evento.

São 221 trabalhos programados, distribuídos por áreas do conhecimento. As apresentações trazem resultados de pesquisas, sendo 86 trabalhos encaminhados por estudantes (ensino básico, profissionalizante, graduação ou pós-graduação), professores (ensino básico, profissionalizante ou superior), pesquisadores e profissionais, e 135 de estudantes indicados pelas 18 instituições participantes da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC).

A lista dos trabalhos está disponível no site do evento incluindo o acesso à apresentação, que se conclui por meio do vídeo-pôsteres gravados pelos autores e disponibilizados no canal da SBPC no YouTube.

Confira aqui informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

 

Imagem: Freepik.com
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados