ra 3

Penúltimo dia da programação científica da 74ª Reunião Anual da SBPC terá debates sobre educação, saúde e meio ambiente

Com 41 atividades ao longo do dia, presenciais e virtuais, agenda de discussões começa às 9h da manhã e vai até às 21h

Penúltimo dia de programação científica, nesta quinta-feira, 28 de julho, a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contará com painéis, mesas redondas e conferências sobre meio ambiente, educação e saúde. Serão 41 atividades promovidas pela SBPC e sociedades afiliadas, distribuídas pelos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB) e também online. Confira a seguir alguns temas que serão discutidos.

Entre os destaques do dia, está a palestra conferência “Compaixão e ciência: as ideias filosóficas que permitiram combater a covid” proferida por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. A atividade, que será realizada às 9h no Anfiteatro 12 do ICC com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, será apresentada por Helena Nader.

No mesmo horário, Julio Croda, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Yale School of Public Health, irá apresentar a conferência online “Covid-19: vacinas e novas variantes”.  Promovida pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBMAT), a atividade será transmitida pelo YouTube da entidade.

De forma presencial, Dalton Lopes Martins, professor da Universidade de Brasília, irá proferir a conferência “Acervos digitais e coleções universitárias: ampliando o acesso e a difusão de informação científica para a sociedade”, às 9h, no Anfiteatro 08 do ICC. A atividade será apresentada pela diretora da SBPC, Francilene Procópio Garcia.

Entre os destaques de educação está a mesa-redonda “Repensar nosso futuro juntos – um novo contrato social pela educação?”, que contará com a participação dos ex-ministros da Educação Cristovam Buarque, Aloizio Mercadante e Rossieli Soares. A atividade, será realizada no anfiteatro 12 do ICC às 13h, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, com apresentação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

O dia oferece ainda debates sobre Meio Ambiente. Às 16h, José Antonio Aleixo da Silva, professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), coordena a mesa-redonda virtual “O Código Florestal 10 anos depois. Meio ambiente X agronegócio”. A atividade contará com a participação de Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor titular da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Mercedes Bustamante, professora da UnB, e Carlos Alfredo Joly, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A sessão será transmitida pelo canal da SBPC no Youtube.

Também às 16h, no anfiteatro 9, do ICC, Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, coordena o debate “Geografia da fome: insegurança alimentar e aumento da fome na pandemia”. A mesa-redonda contará com a participação de Ana Maria Segall-Corrêa, professora associada (Livre Docente em 2008) aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com vinculo de professora colaboradora no curso de Pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz-Brasília, Rubem Carlos Araújo Guedes, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Crestana, professor convidado e orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos-USP e um dos fundadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária, e Nathalie Beghin, coordenadora da Assessoria do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em Brasília.

O dia será encerrado com a “Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da SBPC” no anfiteatro 12 do ICC.

Confira aqui todas as informações sobre o evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados