ra 5

Programação científica se encerra nesta sexta-feira com debates sobre saúde, meio ambiente, independência e eleições

No sábado, 30, a 74ª Reunião Anual da SBPC realiza o Dia da Família na Ciência, fechando a semana do maior evento científico da América Latina com dezenas de atrações interativas e gratuitas para todas as idades

Após cinco dias plenos de painéis, mesas redondas e conferências, a programação científica da 74ª Reunião Anual da SBPC se encerra nesta sexta-feira (29) com debates sobre saúde, meio-ambiente, independência eleições. As atividades foram realizadas em formato presencial, virtual e híbrido na Universidade de Brasília (UnB). Mas ainda não será último dia de evento. No sábado, a SBPC realiza o Dia da Família na Ciência, fechando a semana do maior evento científico da América Latina com dezenas de atrações interativas e gratuitas para todas as idades.

O dia começa com a discussão sobre a resposta brasileira à pandemia de covid-19, a partir da interseção entre direito internacional penal e saúde pública na conferência “A Pandemia e os Crimes contra a Humanidade”. A atividade será promovida por Deisy Ventura (Universidade de São Paulo – USP), às 9h, virtualmente, com transmissão pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI).

No mesmo horário, o Bicentenário da Independência será discutido na conferência “A Batalha do Jenipapo e a Consolidação da Independência do Brasil no Piauí”, ministrada por Johny Santana de Araújo (Universidade Federal do Piauí – UFPI), e apresentada pelo presidente de honra da SBPC, Ildeu de Castro Moreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ). A conferência acontece no Anfiteatro 12 do ICC e terá transmissão ao vivo no canal da SBPC no YouTube.

A independência volta a ser discutida no período da tarde durante o painel “Independência e Modernidade no Brasil: Leituras, Olhares e Perspectivas a Partir a Amazônia”, que será realizado às 16h em formato virtual. O painel terá a participação de Sidney Lobato (Universidade Federal do Amapá – UNIFAP), José Maia Bezerra Neto (Instituto Histórico e Geográfico do Pará – IHGP), Maria de Nazaré dos Santos Sarges (Universidade Federal do Pará – UFPA), e Danielle Figuerêdo Moura (Escola de Aplicação da UFPA).

Os desafios na década dos oceanos e o papel da ciência e da tecnologia, será tema da conferência apresentada por Glauco Kimura de Freita, do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco. A conferência, que terá apresentação do vice-presidente da SBPC Paulo Artaxo (USP), será realizada às 9h, no Anfiteatro 10 e terá transmissão ao vivo pelo canal da SBC no YouTube.

O meio ambiente volta a ser debatido às 13h, na mesa-redonda “Mudanças Climáticas: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades do Brasil”, que contará com a participação de Ricardo Galvão (USP), Jean Pierre Henry Balbaud Ometto (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE), Maria Silvia Muylaerte de Araújo (UFRJ), e Maria Fernanda Lemos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio). A atividade acontece no Anfiteatro 12 do ICC, com transmissão ao vivo, também pelo canal da SBPC.

A educação será tema de várias discussões neste último dia da RA. Às 9h, Wilson Henrique Veneziano (Universidade de Brasília – UnB) fala sobre softwares educacionais gratuitos de apoio ao ensino de deficientes intelectuais e autistas em conferência que acontece no Anfiteatro 8.

O papel da inovação nas universidades brasileiras será discutido em mesa-redonda com a participação de Sanderson César Macêdo Barbalho (UnB), Jorge Luis Nicolas Audy (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS), Vanderlei Salvador Bagnato (USP), Carla Ten Caten (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS). A atividade acontece às 16, no Anfiteatro 17, e terá transmissão ao vivo.

No mesmo horário, será realizado o painel online “A Responsabilidade Cultural da Universidade”. O painel terá a participação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro (USP), Fátima Vieira (Universidade do Porto), Martin Grossmann (USP), e Guilherme d’Oliveira Martins (Fundação Calouste Gulbenkian).

A questão indígena não ficará de fora do debate. Às 13h, a mesa-redonda “Política Indigenista Brasileira – Avanços e Retrocessos” reúne João Mitia Antunha (Fundação Nacional do Índio – Funai), Henyo Trindade Barreto Filho (UnB), e Cristiane Julião Pankararú (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade – ANMIGA) discutem a situação atual das políticas públicas para os povos originários no Brasil. A atividade acontece às 13h, no Anfiteatro 9, e terá transmissão ao vivo. Mais tarde, às 16h horas, o painel virtual “Antropologias Contra-Hegemônicas e Povos Indígenas” discutirá a soberania nacional e as políticas de Estado em diferentes contextos nacionais latino-americanos, pensando a unidade e diversidade humana em situações de intensa transformação social, especialmente frente aos integrantes de outros povos e comunidades. Participam da discussão Cristian Teófilo da Silva (UnB), Estevão Rafael Fernandes (Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR), Martin Hébert (Université Laval), Héctor Torres Cuevas (Universidad del Bío-Bío), e Rosani Moreira Leitão (Universidade Federal de Goiás – UFG).

O sistema informatizado de voto no Brasil, com a utilização da urna eletrônica, tem sido alvo de críticas, fake news e desinformação ao logo do tempo. O tema será discutido na mesa-redonda “História das Urnas Eletrônicas no Brasil”, com a participação de Célio Castro Wermelinger (Tribunal Superior Eleitoral – TSE), Avelino Francisco Zorzo (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS), e Fernanda Soares (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T do setor Aeroespacial – SINDCT), e acontecerá no Anfiteatro 10, com transmissão ao vivo.

A urna eletrônica também é tema do lançamento do livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, de Fernanda Soares (SINDCT), às 15h30, no Anfiteatro 10.

O dia termina com a sessão de encerramento, que será realizada às 19h no Anfiteatro 12.

Confira a programação completa no site oficial do evento:

https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/.

 

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados