ra 7

74ª Reunião Anual da SBPC se encerra com participação de mais de 40 mil pessoas

Com programação online e presencial, na Universidade de Brasília, maior evento científico da América Latina trouxe importantes debates para o Brasil do futuro. Edição de 2023 será em Curitiba 

Após uma semana de debates, conferências, painéis, mesas-redondas e demais atividades de divulgação científica, a 74ª Reunião Anual da SBPC chegou ao fim atingindo o seu principal objetivo: debater o futuro do País junto à sociedade, valorizando o conhecimento rigoroso e a promoção da Ciência e da Educação, como destacou o presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, durante a cerimonial oficial de encerramento, na última sexta-feira (29/07).

A estimativa é que mais de oito mil pessoas passaram pelos campi da Universidade de Brasília (UnB). Já a participação online chegou a mais de 35 mil pessoas, que acompanharam a programação pelos canais da SBPC e da UnBTV.

“Toda a concepção dessa Reunião Anual foi pensando no futuro do País, no resgate da ciência”, reforçou Janine Ribeiro. “País esse que está tão sofrido e que tem passado por situações difíceis. Quero lembrar os desafios dos próximos tempos, como mudança de economia, reforma tributária, necessidade de suprir as carências que foram criadas na Educação e na Saúde, a preservação do meio ambiente, inclusão social, além da reativação de inúmeros programas que o Brasil criou e que foram cortados sob o pretexto de falta de dinheiro.”

Segundo Janine Ribeiro, o objetivo das Reuniões Anuais sempre é conversar com a sociedade sobre a ciência. “Cada um de nós pode ser um cientista ilustre em nossas áreas, mas leigo em outras. Podemos ter uma cultura aprofundada na nossa ciência, mas muita coisa é ignorada. Somos leigos como qualquer cidadão. Daí a importância da realização de um evento como a Reunião Anual, que promove a difusão de vários tipos de conhecimentos, além de discussões necessárias sobre a política científica brasileira.”

Márcia Abrahão Moura, reitora da UnB, comemorou o sucesso do evento. “Foi muito importante para a UnB ter organizado essa Reunião da SBPC nesse ano de 2022, quando comemoramos nossos 60 anos de fundação. E fico muito feliz também de ter conseguido sediar o retorno desse evento na forma presencial. Nós somos de lutas, mas somos também muito acolhedores”, afirma.

Para a decana de Pesquisa e Inovação da UnB e coordenadora da 74ª Reunião Anual, Maria Emília Walters, a história da entidade se mistura com a do evento, já que ambos, desde a criação, são marcados pela luta da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pela inclusão, principalmente no período da ditadura militar.

Walters também ressaltou a força de uma Reunião Anual em um ano de eleições: “O período de eleições é um período para debatermos o País, e ambos os candidatos que participaram, Lula e Ciro Gomes, colocaram a Ciência como eixo do Brasil. Legados foram deixados nessa Reunião Anual.”

A Reunião Anual em números

Presencialmente, a 74ª Reunião Anual da SBPC contou com 26 conferências, 53 mesas-redondas, um encontro, 8 sessões especiais, uma assembleia, uma roda de conversa, um painel, cinco exposições e quatro lançamentos de livros. De maneira experimental, o evento ainda recebeu 25 atividades do programa SBPC vai à Escola.

Já a programação virtual somou 109 atividades realizadas, sendo 15 conferências, 26 mesas-redondas, 52 painéis, uma reunião, 14 minicursos, além das sessões de pôsteres.

Os vídeo-pôsteres, que fizeram parte da Sessão de Pôsteres, tiveram mais de 4,1 mil visualizações ao longo da semana. A atividade contou com 221 trabalhos programados, distribuídos por áreas do conhecimento. As apresentações trazem resultados de pesquisas, sendo 86 trabalhos encaminhados por estudantes (ensino básico, profissionalizante, graduação ou pós-graduação), professores (ensino básico, profissionalizante ou superior), pesquisadores e profissionais, e 135 de estudantes indicados pelas 18 instituições participantes da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC).

Foram mais de 12 mil pessoas inscritas, e só no canal da SBPC no YouTube, até o dia 29 de julho, mais de 100 mil pessoas foram alcançadas. Segundo a secretária-geral da SBPC, Claudia Linhares Sales, a repercussão nas redes sociais durante a semana também foi expressiva, com mais de 40 mil contas alcançadas só nas postagens dos perfis da entidade.

Já a UnBTV, que realizou a cobertura com a SBPC, registrou 35.600 visualizações durante a 74ª Reunião Anual. Seis dos 10 vídeos mais vistos da semana foram transmissões da SBPC, sendo a transmissão da abertura da 74ª Reunião da SBPC o mais visto do mês, com 3.910 visualizações, 402 curtidas e 52 novos inscritos. O canal contou com 598 novos inscritos.

De acordo com a professora do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora geral do Comitê de Infraestrutura da SBPC Jovem, Julia Curto Ma, a programação destinada aos adolescentes contou com 21 estandes, sendo três móveis. “Foi um desafio, um aprendizado, mas sobretudo foi gratificante ver o brilho de crianças e jovens ao terem contato com cientistas de diversas áreas.”

Do calor de Brasília ao frio do Paraná

O encerramento da 74ª Reunião Anual trouxe uma novidade: a próxima edição já tem data e local. Ela será na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e ocorrerá entre os dias 22 e 28 de julho de 2023. Quem deu mais detalhes foi o reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca:

“A nossa universidade teve a última Reunião Anual em 1986 e, no ano que vem, estaremos celebrando nossos 110 anos. Somos a universidade mais antiga do Brasil e vamos comemorar juntamente com a SBPC.”

Fonseca antecipou que já existem algumas parcerias firmadas para 75ª Reunião Anual, como a atuação em parceria com o Governo do Estado do Paraná. A ideia também é que o evento ocorra em formato totalmente presencial, mas por conta do ganho com a participação online, a UFPR vai disponibilizar o maior número de auditórios para transmissão via streaming.

“Estamos a um ano do evento e muita coisa ainda vai agregar. Quem sabe na 75ª Reunião Anual não estaremos comemorando o renascimento da Ciência no País? Celebrando a celeridade, a inteligência e a vida”, concluiu.

Veja aqui a cerimônia de encerramento.

 

Jornal da Ciência

Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados