7setembro

“A nação brasileira completa 200 anos”: SBPC celebra o 7 de setembro com conferência

Ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira falará sobre os potenciais do País para se tornar uma nação desenvolvida e justa. Evento será transmitido às 19h nesta quarta-feira pelo canal da SBPC no YouTube

 

Neste 7 de setembro, o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira irá proferir a palestra intitulada “A nação brasileira completa 200 anos: apenas uma nação forte pode levar o brasil ao desenvolvimento e reduzir as desigualdades”. A atividade, que terá transmissão pelo canal da SBPC no YouTube,  será apresentada por Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O evento é parte da série de debates que trouxe discussões sobre como a ciência contribui para a soberania e independência nacional em diversos setores. Entre os temas discutidos estão “Ciência e desenvolvimento industrial”, “Ciência e meio ambiente”, “Ciência e educação”, “Ciência e saúde” e “Ciência e desenvolvimento sustentável”.

Vídeo em comemoração ao Bicentenário

Além da conferência, a SBPC lançou ontem (06) vídeo comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil, com um convite a refletir sobre o que desejamos para os próximos 200 anos.

O filme cita que a independência do Brasil foi um processo que começou bem antes de 1822 e se desdobrou por muitas regiões do País, envolvendo várias camadas da população. E mostra que a independência do Brasil foi um processo longo e árduo, e que continua até os dias de hoje, 200 anos depois.

A produção destaca ainda a Constituição Federal de 1988 como uma das grandes conquistados nestes dois séculos, estabelecendo direitos e liberdades básicas invioláveis para os brasileiros, como a igualdade de gêneros, a criminalização do racismo, e os deveres do Estado com a educação, saúde, meio ambiente, populações indígenas, cultura, ciência, entre outros.

O vídeo está disponível neste link, no canal da SBPC no YouTube, e pode ser compartilhado livremente.

 

SBPC
Blog Ciencia e Cultura

Blog Ciencia e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Palavras-chaves
CATEGORIAS

Relacionados